Liberdade para os cinco herois antiterroristas cubanos presos nos EUA.
No proximo dia 11 de setembro de 2010 terá início a V Jornada Mundial de Solidariedade com os Cinco e com ela uma nova oportunidade para exigirmos do governo dos EUA que acabe com essa enorme injustiça e redobrar a campanha por sua liberdade.
Cuba denuncia a injusta prisão que por 12 anos sofrem os cinco antiterroristas cubanos nos eua e a constante violação dos direitos humanos de olga salanueva e adriana pérez (esposas de dois deles) quando negam – desde a primeira vez que solicitaram – os vistos para visitá-los nas prisões desse país.
Recentemente conhecemos as evidencias sobre o pagamento que fez o governo estadunidense aos jornalistas que cobriram o julgamento, com o objetivo de promover o ódio contra os cinco na sociedade e entre as autoridades jurídicas.
A Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba denunciou recentemente a responsabilidade do governo dos EUA pela saúde do heroi Gerardo Hernadez Nordelo; o qual, graças ao apoio e a solidariedade internacional, foi possível tirá-lo do confinamento a que foi submetido, que impedia toda comunicação com seus advogados, justamente durante o recente início de um novo processo de apelação (habeas corpus).
Reiteramos que o presidente Obama tem a possibilidade de colocar fim a essa arbitrariedade, herdada de Bush, fazendo uso de seu poder constitucional que o permite libertar os Cinco.
Estamos convencidos da força e alcance da solidariedade e o apoio internacional em favor da libertação definitiva desses herois.
Chamamos todas as mulheres e homens honestos e sensiveis a dirigirem-se, por todos os meios possíveis, ao presidente obama, exigindo que ponha fim a essa abominavel injustiça.
Fonte: CUBA VIVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário