terça-feira, 10 de agosto de 2010

Grande repercussão na Rússia após intervenção de Fidel Castro

Fonte original: JUVENTUD REBELDE
Traduzido para o Diário Liberdade por Lucas Morais (@luckaz)

Diários e emissoras dessa nação refletiram o discurso, especificamente onde Fidel se refere ao perigo que corre a humanidade se estalar uma guerra nuclear.

Moscou, 9 de agosto de 2010 – A intervenção do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, em uma sessão extraordinária do Parlamento para advertir sobre o perigo de um conflito nuclear teve nesta segunda-feira uma ampla repercussão na imprensa russa.

Após quatro anos de ausência na Assembleia Nacional do Poder Popular (legislativo cubano), o líder cubano se apresentou para analisar os planos dos Estados Unidos e Israel de atacar o Irã com o consequente perigo de uma guerra nuclear, indica o canal Vesti.


A emissora estatal referiu-se às denúncias realizadas por Fidel Castro sobre os planos guerreiristas de Washington e Tel Aviv e a chamada feita ao presidente norte-americano, Barack Obama, para evitar uma guerra com armas de destruição em massa.

O diário Komsomolskaya Pravda, o de maior tiragem do país, também fez eco do discurso de 12 minutos pronunciado pelo líder cubano, a quem, destaca, os deputados receberam com um grande ovacionamento e gritos de "Viva Fidel!".

A publicação Vremia Novostei também citou grande parte do discurso, em especial o perigo de que a guerra possa estalar, uma vez que tropas estadunidenses ou israelenses tentem revisar barcos comerciais iranianos.

O jornal lembra que no dia 9 de junho, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução 1929, a qual dá um prazo de 90 dias para revisar o cumprimento pela República Islâmica das exigências sobre as limitações a seu programa nuclear.

Ainda assim, o diário Novie Izvestia publicou um texto sobre o conteúdo da intervenção de Fidel e uma série e fotos do momento de sua locução, transmitida ao vivo pela televisão cubana.

Nesse sentido, o diário de negócios RosBIznesKonsolting (RBK) destacou a aparição do dirigente cubano no parlamento, depois de quatro anos de ausência por problemas de enfermidade.

De modo igual, o principal site de pesquisas russo na Internet, Yandex, também sitou entre suas notícias de entrada a intervenção do líder da Revolução.

Os jornais online Gazeta.ru e Ruski Kursor, assim como as agências RIA Novosti e Rosbalt, entre outros meios de comunicação, publicaram fragmentos do discurso de Fidel, no qual situa Obama como a pessoa com o poder de decisão para evitar um desastre nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário