terça-feira, 10 de agosto de 2010

Baixa mortalidade infantil em província cubana


Cego de Ávila, Cuba, 10 ago (Prensa Latina) A província central cubana de Ciego de Ávila reduziu a taxa de mortalidade infantil para 4,2 por cada mil nascidos vivos, assegurou uma fonte oficial.

Sara Herrera, a chefe do programa materno infantil no território precisou a Prensa Latina que três dos 10 municípios avilenhos não informou falecidos neste ano.

Tal resultado da província é muito inferior ao de 2009, quando fechou com a cifra de 5,8, superior à média nacional que foi de 4,8, pontualizou.

Foi assinalado que contribuíram à diminuição da mortalidade infantil o fortalecimento da atenção sistemática às grávidas e a abertura de uma moderna sala de parto e cesárea no hospital provincial Antonio Luaces Iraola.

Outras ações que contribuíram foram conseguir uma melhor organização e estabilidade dos consultórios do médico da família, a elevação do nível técnico profissional do pessoal vinculado ao programa e evitar nascimentos de meninos com baixo peso.

Também influiu a construção de novos lares maternos em comunidades distantes - já funcionam no território 43 destas unidades - para o rendimento das pacientes com risco obstétrico, indicou Herrera.

Acrescentou que outros fatores importantes foram o vínculo do grupo de trabalho básico com a comunidade e a família da grávida e o funcionamento de novas equipes e modalidades nas salas de terapia intensiva e neo-natología.

Nenhum comentário:

Postar um comentário