Havana, 21 jul (Prensa Latina) As autoridades cubanas da central província de Villa Clara afinam hoje os detalhes para a celebração do ato central pelo Dia da Rebeldia Nacional na praça Ernesto Che Guevara, no próximo 26 de julho.
Centenas de cubanos dedicam a cada jornada ao embelezamento do lugar, um dos principais símbolos de Villa Clara, sede neste ano da efeméride em Cuba.
Sergio Barreto, subdiretor do Complexo Escultórico que leva o nome do Guerrilheiro Heroico, explicou à imprensa que homens e mulheres da província reformam paredes, pintam locais e muros, e revisam instalações elétricas e telefônicas.
Ademais, assinalou, trabalha-se na jardinagem que faz parte do histórico lugar, onde repousam os restos do Che e um grupo de seus companheiros caídos em Bolívia.
As tarefas começaram em junho último, desde a publicação dos resultados da emulação especial pelo aniversário 57 da gesta do Quartel Moncada, quando se conheceu que o território seria sede do ato.
Villa Clara celebrará a data como justo reconhecimento aos resultados de seus organismos no tabalho socioeconômico, que ratificam a estabilidade atingida nos anteriores 12 anos, segundo o Buró Político do Comitê Central do Partido Comunista.
Essa é a melhor homenagem aos heróis e mártires da Geração do Centenário que, na madrugada do dia 26 de julho de 1953, assaltaram a glória com seus ataques aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes.
A província mereceu a distinção no meio de uma conjuntura complexa, caracterizada pela batalha frente às limitações econômicas que impõem a crise global e o bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto por Estados Unidos contra a ilha.
Fonte: Prensa Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário