domingo, 18 de abril de 2010

CUBA - NOVO PROCURADOR-GERAL

Investido em Havana novo procurador-geral
AGÊNCIA CUBANA DE NOTÍCIAS

HAVANA, Cuba, 16 abr (ACN) Hoje se celebrou no Palácio da Revolução de Havana, com a presença do presidente Raúl Castro, a cerimônia de investidura do novo procurador-geral de Cuba, Darío Delgado Cura.

Após 17 anos à cabeça da entidade, o procurador-geral cessante Juan Escalona Reguera, transferiu suas potestades ao Major General Delgado Cura, seu substituto e chefe da Procuradoria Militar, ao assinar o documento correspondente, ratificado pelo chefe de estado.


O funcionário se comprometeu a respeitar e garantir a aplicação da Constituição Socialista, a legislação vigente e o Código de ética, bem como agir baseado nos princípios de honestidade e dignidade.

Também destacou o orgulho por terem depositado nele tamanha confiança, e a grande honra e responsabilidade que representa assumir o cargo ocupado anteriormente por um “revolucionário e mestre do direito”. Em seguida, afirmou que faria seu melhor esforço para cumprir a tarefa conferida.

Minutos antes, em sua breve alocução, Escalona disse que o sucesso das suas atividades como procurador-geral não era uma conquista pessoal, pois junto com ele para trabalhava uma grande família de juristas, sempre dispostos a defenderem as conquistas da Revolução.

Por sua vez, ao encerrar o ato, Raúl falou sobre a prioridade atribuída pelo Conselho de Estado, ao Ministério Público, aos tribunais e à Controladoria Geral da República.

O líder disse que era preciso continuar com o trabalho para melhorar o papel destas instituições na vida pública e na luta contra o crime, bem como no reforço do marco legal e institucional para resolver os problemas críticos do país.

A cerimônia contou com a presença do primeiro vice-presidente José Ramón Machado Ventura, o presidente da Assembléia Nacional do Poder Popular, Ricardo Alarcón, o vice-presidente do Conselho de Estado Gladys Beherano e outros altos funcionários do governo.

Recordemos que, em 22 de março deste ano, o Conselho de Estado de Cuba decidiu liberar de suas funções Escalona em decorrência de problemas de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário