sábado, 22 de julho de 2023

Veja as cidades brasileiras que vão comemorar o 26 de Julho, dia da rebeldia cubana


Antigo quartel Moncada em Santiago de Cuba | Foto: Cuba Arte

Por Sturt Silva 

O 26 de Julho é uma das datas mais importantes para Cuba e para toda esquerda latino-americana. Há 70 anos, no dia 26 de julho de 1953, Fidel Castro e outros revolucionários cubanos tentaram tomar os quartéis Moncada, em Santiago de Cuba, e Carlos Manuel de Céspedes, em Bayamo, estratégicos para obter armamentos para derrubar a ditadura de Fulgencio Batista (1952-1959).

A tentativa foi frustrada e vários combatentes foram capturados e assassinados. Fidel foi preso e condenado a 15 anos de prisão. Como advogado, fez ele próprio sua defesa, que ficou conhecida como 'A história me absolverá'.

No entanto, o ato tornou os guerrilheiros conhecidos e populares, e ajudou a aumentar a oposição ao governo fantoche dos EUA que tinha subido ao poder depois de um golpe de estado em 1952.

A data da operação passou a denominar o grupo revolucionário, liderado por Fidel: “Movimento Revolucionário 26 de Julho” (MR 26-7). 

Em maio de 1955, depois de forte pressão popular, Fidel Castro e os demais revolucionários que permaneciam encarcerados, foram libertados e prosseguiram com a luta contra o regime vigente até o triunfo da Revolução, quatro anos mais tarde. 

Assista: Moncada, o início da Revolução Cubana


Depois da Revolução de 1959, a data foi convertida em feriado nacional e, neste dia, rememora-se os revolucionários que foram assassinados em nome da causa social na qual acreditavam. Já o acontecimento passou a ser considerado o início da Revolução Cubana. 

Historicamente, o Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba, através das Associações Culturais José Martí e demais entidades políticas e culturais, organizam vários eventos para celebrar a data histórica, e neste ano especificamente, os 70 anos do assalto aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes. 

Veja onde serão as comemorações do dia da rebeldia cubana pelo Brasil:

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro estão programados três eventos: o primeiro será a Semana da Rebeldia Cubana, organizada pelo Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba e Raízes do Brasil, entre os dias 22 e 29 de junho, em Santa Tereza.
O segundo será um ato em frente ao Consulado dos EUA, no período da tarde do dia 26, contra o bloqueio imperialista a Cuba. Terá a participação das principais organizações e movimentos progressistas da cidade. E por fim, também no dia 26, mas durante à noite, ocorrerá a Festa da Rebeldia sob a coordenação da Associação Cultural José Martí/RJ. O local é o Armazém do MST, no centro do Rio.
Porto Alegre

Em Porto Alegre serão dois eventos. No dia 26 terá um ato político, com transmissão pelo youtube e facebook da Associação Cultural José Martí/RS, sobre os 70 anos do assalto ao quartel Moncada. Já no dia 29 será comemorado os 39 anos da José Martí, a principal entidade solidária com Cuba no estado.
São Paulo

Em São Paulo tem dois eventos programados: no dia 26 o Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba e Consulado de Cuba em São Paulo participarão do programa Cubanias - especial 70 anos do assalto ao quartel Moncada-, na Kotter TV.
Já no dia 29 acontecerá uma confraternização no Galpão do Armazém do Campo do MST. O ato tem apoio da ALBA movimentos e da Assembleia Internacional dos Povos. 
Brasília  

Na capital federal, o evento será no dia 26 de Julho na Casa de Retiros de Assunção. Além de recordar o fato histórico da história cubana, o ato também abordará a construção do socialismo na América Latina. 
João Pessoa 

Na capital da Paraíba, organizado pela Associação Cultural José Martí local, haverá uma roda de conversas sobre a temática de forma on-line. 
Vitória

Na sede da próxima Convenção Brasileira de Solidariedade com Cuba - Vitória - o dia da Rebeldia Cubana terá dois eventos. O primeiro será uma exposição de fotografias, de iniciativa do vereador André Moreira, na Câmara de Vereadores.

E o segundo, no período da noite, será um ato político e cultural no Centro Cultural Triplex Vermelho, no centro da cidade.
Niterói 

Em Niterói os 70 anos do assalto ao quartel Moncada será lembrado com uma exposição de fotografias, entre os dias 24 e 28 de julho, na Câmara de Vereadores da cidade.
Santos 

Na Baixada Santista o marco inicial da Revolução Cubana será comemorado no dia 28 de julho num encontro com o Cônsul de Cuba em São Paulo, Embaixador Pedro Monzon.
Belo Horizonte

Na capital mineira, o ato de comemoração aos 70 anos da tomada do quartel Moncada será na Baticum Cultural. E é de iniciativa da Associação Cultural José Martí de Minas Gerais.
Recife 

Na capital pernambucana o dia da rebeldia cubana será no Centro Cultural Manoel Lisboa. Os organizadores prometem um ato político e cultural em homenagem aos heróis cubanos de Moncada, além de denunciar o bloqueio dos EUA contra Cuba.
Salvador 

E por fim - na capital baiana - haverá um ato na Praça Municipal, centro histórico da cidade. Assim como o de Recife, o ato de Salvador celebrará o dia da rebeldia cubana e condenará o bloqueio estadunidense contra Cuba.
Campinas

Em Campinas do dia da rebeldia cubana será comemorado no dia 29 de julho com uma festa organizada pelo Bloco Fuá.

8 comentários: