Cristo em Havana, capital de Cuba | Foto: Victor Toledo/Fotos de Havana |
Por Sturt Silva
Na primeira semana de abril comemora-se em Cuba, assim como na maioria dos países ocidentais, a Semana Santa. Segundo reportagem de Gabriel Vera Lopes, do jornal Brasil de Fato, 60% da população cubana é batizada na Igreja Católica.
A liberdade religiosa em Cuba é incorporada como um direito constitucional. A Carta Magna do país declara expressamente que "o Estado reconhece, respeita e garante a liberdade religiosa" e que "as diferentes crenças gozam de igual consideração". A discriminação com base em crenças religiosas é proibida e o país se declara um Estado secular, agindo independentemente de preceitos e doutrinas religiosas, afirma a matéria do Brasil de Fato.
Cuba tem 1.850 organizações religiosas reconhecidas e fazem parte delas cerca de 1,5 milhão de cubanos e cubanas.
Socialismo cristão
Para Claudia Morales Moreno, do Movimento de Estudantes Cristãos, "não há maior expressão de socialismo do que a obra de Jesus. De um sentimento social, de um sentimento de amor ao próximo, e assim é também o que o socialismo nos ensina. Querer ajudar o outro, acima de tudo, e este é o nosso exemplo de Jesus. Eu sempre digo que Jesus foi um socialista de seu tempo. Às vezes se diz que a religião não deve ser misturada com a política. Mas tudo é político, toda ação tem uma atitude política. Portanto, parece-me que o socialismo e a religião estão muito ligados".
Assista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário