quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Brigada Sul-americana: em defesa da Revolução e de Cuba Socialista!

Brigada Sul-americana de Solidariedade com Cuba - edição 2023 | Foto: Siempre con Cuba

Por Sturt Silva 

Ocorreu em Cuba, entre os dias 19 e 29 de Janeiro de 2023, com cerca de 90 integrantes de 7 países, a XXVIII Brigada Sul-americana de Solidariedade com Cuba. 

Além de Brasil e Argentina, países tradicionais neste tipo de jornada solidária, a edição de 2023 contou com a participação de 5 países da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, Venezuela e Bolívia) e 2 da América Central (El Salvador e Panamá). A delegação brasileira, a maior no evento, teve a participação de 65 pessoas. 

A brigada que é organizada pelo ICAP - Instituto Cubano de Amizade com os Povos - percorreu 4 províncias cubanas: Artemisa, Havana, Villa Clara e Matanzas.

Entre as atividades oficiais do evento se destacaram a participação na marcha das tochas, em homenagem aos 170 anos do nascimento de José Martí e na V Conferência Internacional Pelo Equilíbrio do Mundo, ambas em Havana, além de visitas a lugares históricos como o Centro de Estudos Fidel Castro e a cidade guevarista de Santa Clara (assista abaixo).


Conferência pelo Equilíbrio do Mundo

O sociólogo ambiental brasileiro, Thiago Ávila, que retomou a Cuba depois de 14 anos, disse em entrevista ao jornal Granma, que a missão da brigada é ensinar seus "participantes a aprender e manter uma atitude militante de solidariedade, para lutar contra o bloqueio [econômico dos EUA], o imperialismo... e para serem capazes de construir a revolução em seus próprios países". 
A V Conferência que teve o teólogo brasileiro, Frei Betto como palestrante, contou com a presença do presidente cubano, Miguel Díaz-Canel.

O brasileiro fez uma apresentação questionando se a religião é mesmo o ópio do povo (assista aqui) e defendeu o pensamento de José Martí, homenageado no encontro, como o principal influenciador do pensamento do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro (assista abaixo). 


Marcha em homenagem a José Martí 

Já a marcha das tochas, que acontece há 70 anos, é uma passeata - durante à noite - quando estudantes se concentram nas escadas da Universidade de Havana para homenagear o mártir da independência cubana, José Martí. Além do presidente e de várias autoridades da ilha, o evento teve a presença do ex-presidente de Cuba e também líder da Revolução de 1959, Raúl Castro.
 Cuba na visão de uma médica brasileira 

A médica brasileira Júlia Rocha também foi uma das integrantes da delegação brasileira da brigada e contou em entrevista ao jornalista Breno Altman, do Portal Opera Mundi, como foi sua viagem à Cuba socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário