quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Censura: Twitter suspende perfis de jornalistas e da imprensa cubana

Principais perfis de Cuba bloqueados no twitter
Por Sturt Silva

O Twitter suspendeu as contas do Granma, principal jornal de Cuba, e de Cuba Debate, principal site de notícias do país, ontem à tarde (11).

Além do jornal do Partido Comunista Cubano e do site de notícias, também foram bloqueados as contas da Rádio Rebelde, rádio mais famosa de Cuba, Mesa Redonda, programa popular da TV cubana, entre outros meios de comunicação e jornalistas.

Perfis institucionais de Cuba e da assessoria do presidente Díaz-Canel também foram retirados do ar.

Até o momento é possível verificar também que a conta da ativista das causas LGBTs e presidenta do Centro Nacional de Educação Sexual, Mariela Castro Espín, está suspensa.

Segundo o Granma, "o incidente ocorreu exatamente quando começaríamos a compartilhar com nossos 166 mil seguidores, as medidas do governo revolucionário para mitigar os efeitos da atual situação energética de Cuba, devido à pressão dos Estados Unidos e seu interesse intervencionista em gerar mudanças políticas na Ilha". 

Ainda segundo o jornal, em 2018, o governo dos EUA anunciou a criação de uma força-tarefa para a internet com o objetivo de "promover o livre fluxo de informações em Cuba". Por meio dessa Força, examinam e financiam projetos de subversão política pela internet, sob o pretexto de ajudar a expandir o acesso à rede global em Cuba e à mídia inimiga da Revolução Cubana. 

Desde 2018 o governo cubano tem intensificado o uso da rede social como canal de comunicação com o povo de Cuba e com a comunidade internacional. Liderados pelo presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, Miguel Díaz-Canel, os cubanos também têm usado a rede para responder às campanhas midiáticas dos grandes meios internacionais contra à ilha socialista.
Atualização (14/09/19)

O Twitter restaurou algumas das contas da imprensa cubana, de jornalistas e oficiais do governo que tinham sido bloqueadas, mas o perfil do líder do Partido Comunista, Raúl Castro, continua fora do ar. Outras contas, no entanto, não foram desbloqueadas. O portal Cuba Debate, um dos sites mais acessados na ilha, continua com os perfis bloqueados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário