sexta-feira, 26 de julho de 2019

26 de Julho: dia da rebeldia cubana é comemorado em Brasília

Ato pelo dia da rebeldia cubana em Brasília | Foto: Aliuska Gomez 
Da Prensa Latina 

Na última quarta-feira (24), diplomatas de Cuba, Venezuela, Nicarágua, Angola, Bolívia e outros países, políticos brasileiros, representantes de movimentos sociais, solidários e cubanos residentes no Brasil comemoraram, em Brasília, o 66º aniversário do assalto ao Quartel Moncada, dia nacional da rebeldia cubana. 

Continuaremos o legado dos protagonistas de 26 de julho de 1953 e "como eles também estamos dispostos a sermos heróis ou mártires quando a Revolução precisar", disse Alexis Gonzalo, em nome da Associação Nacional de Residentes Cubanos no Brasil (Ancreb), no início do ato político-cultural para a data, realizado no teatro dos bancários, na capital do Brasil. 

O cubano denunciou o bloqueio brutal e desumano dos Estados Unidos que, há 59 anos, atinge a ilha socialista: "dilacerou muitas vidas, mas não nos derrotou".  Também condenou o fortalecimento desse cerco com novas medidas ditadas por Washington para sufocar o guerreiro povo cubano.

Após as palavras do presidente da Ancreb, o grupo musical Sabor de Cuba interpretou as lendárias canções "Yolanda", "Hasta siempre Comandante" e "Guantanamera". 
Evento também denunciou o bloqueio dos EUA contra Cuba | Fotos: Blog Hoy
Minutos depois foi feita uma apresentação sobre a data e Alejandro Malmierca, da Embaixada de Cuba no Brasil, falou sobre o feito de Moncada, que inspirou a retomada da luta armada, em 2 de dezembro de 1956, até alcançar a independência definitiva de Cuba, em 1 de janeiro de 1959, com o triunfo da Revolução.

Em seu discurso, Malmierca também criticou o bloqueio estadunidense contra Cuba, que recebe a imensa rejeição da comunidade internacional. O diplomata ainda lembrou que os prejuízos acumulados dessa política para Cuba já passam de 933 bilhões de dólares. 

No final da homenagem, foi exibido o documentário "A Voz da Inocência" - obra prima dos jovens cineastas cubanos Syara Salado Massip e Víctor Villalba Gutiérrez -, uma canção sobre os direitos que as crianças usufruem em Cuba e uma homenagem ao líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, principal arquiteto de belos projetos dedicado à infância.

 
Edição: Surt Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário