sábado, 25 de agosto de 2018

Fidel Castro dará nome à praça no Vietnã

Busto de Fidel Castro na parte central da praça | Foto: Marta Llanes/Prensa Latina
Por Sturt Silva

A cidade vietnamita Dong Ha, capital da província de Quang Tri, homenageará o líder da Revolução Cubana, ao dar o seu nome a uma praça. 

Segundo reportagem da Agência Prensa Latina, no centro da praça ficará um busto de bronze de Fidel sobre um pedestal de mármore. Ao fundo terá três montinhos que recordará as áreas montanhosas que foram travados os combates que resultaram na independência definitiva de Cuba. O espaço também terá a presença de várias palmeiras, árvore tradicional dos campos cubanos, e um lago artificial que lembrará o Mar do Caribe (veja mais fotos aqui).

A praça, que formará parte de um complexo cultural, deverá ficar pronta em setembro, mês que completará 45 anos da visita de Fidel Castro ao país. 
Obras da praça estão em andamento; previsão é que fique pronta em setembro | Foto Marta Llanes/Prensa Latina
Fidel Castro foi o primeiro e único líder mundial que visitou o Vietnã em tempos de guerra. Em 1973, o então Primeiro-ministro cubano percorreu o Paralelo 17, que na época era a fronteira entre o Vietnã do sul (apoiado pelo bloco capitalistas) e o Vietnã do Norte (apoiado pelo bloco socialista). Na ocasião ele também passou pela região de Quang Tri. O jornalista Juan Morrero, na época repórter do jornal Granma, conta essa história em detalhes.

Leia também:
50 verdades sobre Fidel Castro
5 músicas para recordar o líder da Revolução Cubana

Fidel Castro visita o "Paralelo 17",  ao sul do Vietnã | Foto: Estudios Revolución/Cubadebate
Embora a matéria afirma que a praça de Dong Ha será a primeira dedicado a Fidel, em  janeiro de 2017 a prefeitura de Moscou já tinha anunciado que daria o nome do Comandante a uma praça na região noroeste da capital russa. 

Em Cuba nenhum local público tem o nome de Fidel Castro e provavelmente nunca terá. Isso porque, em 27 de dezembro de 2016 o parlamento cubano aprovou uma lei que proíbe nomear ruas, praças e monumentos em sua homenagem. Era um desejo de Fidel que foi respeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário