sexta-feira, 29 de julho de 2016

A rebeldia que irradia: Mostra "Fidel é Fidel" vai até dia 13 de agosto em Brasília

Inaugurada no último dia 26, mostra é uma homenagem aos 90 anos de Fidel Castro


Inauguração de "Fidel é Fidel". Foto: Embaixada de Cuba
Do site do MPA

Na noite da última terça-feira, 26 de julho, dia em que se comemora a Rebeldia Nacional Cubana, deu-se por aberta a Mostra Fotográfica “Fidel es Fidel” [Fidel é Fidel], do cinegrafista cubano Roberto Chile, em comemoração ao 90º aniversário do Comandante em Chefe, Fidel Castro Ruz e o 63º aniversário do Dia da Rebeldia Nacional, no Teatro dos Bancário em Brasília. Na oportunidade se fizeram presente representantes do parlamento, dos movimentos populares, amigos e parceiros do comandante e de Cuba.

As obras expostas retratam a imagem em movimento do líder cubano, a vida, o legado, a memória registrada em papel, vídeo e na vida daqueles que o conheceram. Imortalizando o significado desses momentos decisivos da história, marcando no tempo o símbolo épico de um líder revolucionário. Descrito como guerrilheiro, soldado das ideias agudas, afiadas, provocantes, Fidel é Fidel, não há o que tirar ou ignorar. Desde os dias da Serra, o verde-oliva foi o sinal mais visível do guerreiro sem descanso. “Às vezes, por motivos de protocolo, tinha que vestir guayabera ou o clássico terno preto, mas logo voltava a usar as roupas da campanha, a mesma das dragonas com losango rubro negro entre laureis, Santo e sinal do líder revolucionário”, relata ele mesmo em uma das gravações exposta que leva o nome da mostra.

"Fidel é Fidel". Foto: Embaixada de Cuba
Além da abertura da mostra, o ato também celebrou o 90º aniversário de Fidel e 63º aniversário do Dia da Rebeldia Nacional. Onde a embaixadora de Cuba no Brasil, Marielena Ruiz Capote, destacou o legado de Fidel e a solidariedade internacionalista: “inspirador de muitos outros processos revolucionários”.

Leia também:
Homenagens a Fidel Castro marcam o dia da Rebeldia Nacional em Cuba
63 anos do assalto ao Moncada é comemorado em Manaus
Dia da rebeldia cubana é comemorado em Brasília
26 de Julho é comemorado em Salvador

Representando as organizações e entidades presentes, Afonso Magalhães, do Comitê Brasiliense de Solidariedade a Cuba, destacou a estatura política, moral e revolucionária do dirigente histórico da Revolução cubana. Pois já dizia Fidel, “trincheiras de ideias valem mais que trincheiras de pedra”.

Representante do MPA e embaixadora. Foto: Embaixada de Cuba
Para o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) a rebeldia inspiradora do comandante Fidel Castro e de todo povo cubano alimenta nossas ações e convicções na construção da Aliança Camponesa e Operária. E nesta data, celebrar a ousadia e a determinação daqueles jovens que iniciaram uma revolução, pois a Revolução Cubana representa aquilo que sonhamos e o ideal que lutamos.

Enfim, Fidel é Fidel, a frase foi dita por alguém que o conhece de longa data e melhor do que qualquer um de nós. Da mesma forma como Fidel sabia o quanto significado tem o verde-oliva e a estrela do Comandante em Chefe para um povo que alimentou sua resistência por conta de sua própria história.

Edição: Sturt Silva.

Organizações e movimentos brasileiros marcam presença na inauguração da mostra


Quadro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra dado a Fidel
Do blog Solidários

A inauguração da mostra contou com a presença de uma ampla e diversificada participação de organizações e entidades brasileiras. Dentre elas: o governo do Distrito Federal (DF); o grupo parlamentar de Amizade Brasil-Cuba; a frente parlamentar de solidariedade com Cuba da Câmara Legislativa do DF; os partidos políticos PCdoB, PT, PDT, PSOL, PCB e Refundação Comunista; os movimentos sociais, populares e sindicais: CUT, CTB, Intersindical, MST, MPA, UNE, Unegro, UJS, CMP, CDR, UBES, Levante popular da Juventude, UJC, Coletivo Nacional da Juventude Estopim, MCP, MMC, MSTST, MAC, MABI, FETRAF, CONTAG, Brigadas populares, Conselho Mundial da Paz/Cebrapaz, NESCUBA e  Associação Nacional de médicos Maira Fachiniy. Além da presença da Associação Nacional de cubanos residentes no Brasil, da Brigada médica cubana no Brasil e de membros do corpo diplomático cubano.
"Fidel é Fidel" estará aberta ao público até o próximo dia 13 de agosto no teatro dos bancários, em Brasília.

Com informações da Embaixada de Cuba no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário