segunda-feira, 21 de março de 2016

Agência de turismo completa 20 anos mostrando o projeto social cubano ao mundo

Amistur, turismo diferente

Foto: Granma
Nuria Barbosa León no Granma

Com a intenção primordial de mostrar ao visitante estrangeiro o projeto social cubano, a agência de turismo Amistur S.A. completa 20 anos de fundação e consolida seu trabalho com as diferentes redes de amizade com Cuba por todo o mundo, estendendo pontes entre os povos.

Neste período, mais de 110 mil turistas de 126 países acolheram-se aos diferentes programas especializados para visitar a Ilha maior das Antilhas, porque nos percursos se promove o conhecimento da sociedade através do contato direto com seus povoadores e se potenciam valores como a paz, o amor, o carinho e a solidariedade.

Suas ofertas estão desenhadas para visitar diferentes circuitos turísticos que incluem as 15 províncias de Cuba, favorecem a troca dos visitantes com todos os setores socioeconômicos do país e misturam história, cultura e identidade.

Muitos de seus clientes pertencem a mais de duas mil associações de amizade com Cuba, localizadas em 158 países e a modalidade mais solicitada constituem as Brigadas de Solidariedade e Trabalho Voluntário, coordenadas pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), organismo patrocinador da agência.

Foto: Granma
Assim reconhece em Havana o diretor-geral, Jorge Adolfo Abigantud Raez [foto], e destaca que atualmente o principal mercado provém dos Estados Unidos.

“Temos atendido a mais de 50 mil estadunidenses desde a fundação da entidade”, afirma.

A Amistur surgiu em 1994 com capital misto, como uma alternativa de financiamento para o ICAP, quando Cuba sofria pelo assanhamento do forte bloqueio econômico, comercial e financeiro, imposto pela administração da Casa Branca ao derrubar-se o bloco socialista da Europa do Leste. Dois anos depois instituiu-se como empresa inteiramente cubana.

Os percursos respondem aos pedidos dos diversos públicos na arte, cultura, arquitetura, esporte, sindicalismo, ecologia, nos quais se mostram os importantes sucessos atingidos pela Revolução em matéria de saúde, educação, segurança cidadã, proteção aos direitos das mulheres e às crianças, entre outros.

A agência promove, aliás, eventos acadêmicos e culturais, congressos, excursões especializadas, viagens nem cruzeiros e o turismo individual, auxiliando-se das instituições governamentais, a rede hoteleira e extra-hoteleira, a casas de aluguer e as microempresas privadas.

“Ao finalizar os programas, — relata Abigantud Raez — visitamos o bairros e se produzem trocas enriquecedoras entre o estrangeiro e o nacional. Ali a vovozinha oferece um café, os moradores mostram suas casas e a forma de vida; as crianças cantam ou dançam espontaneamente; o aposentado faz a história de sua participação nas diferentes epopeias da Revolução; ou o internacionalista narra as suas vivências em outros países. Surge uma empatia muito interessante”.

O diretivo reconhece que a satisfação dos clientes está acima dos 98%, medido através de instrumentos sociológicos como enquêtes, entrevistas e dinâmicas grupais, pelo que os 36 trabalhadores da entidade comemoram seu 20º aniversário com a alegria de contribuir anualmente, ainda, com mais de seis milhões de pesos convertíveis para a economia cubana.

Tais resultados avaliam a proposta para ter merecido o galardão de Coletivo Vanguarda Nacional (conferido pelos sindicatos) e o Prêmio da Eficiência Econômica, outorgado pela Associação Nacional de Economista e Contadores, segundo declara a líder sindical Marcia Artiles Fernández.

Ela se desempenha como especialista na gestão econômica e assegura, em declarações exclusivas ao semanário Granma Internacional, que os trabalhadores apadrinham um centro de ensino primário para crianças sem amparo filial. “Com frequência visitamos o lugar, levamos materiais escolares e brinquedos, oferecemos amor e promovemos espetáculos culturais”, refere.

O coletivo destaca-se, ainda, por sua contribuição financeira à defesa a pátria, o atendimento aos aposentados e a preparação política atualizada ao grupo de guias, os quais trabalham direitamente com o visitante e devem mostrar a vida no país todo.

“Trabalhar em Amistur significa experiências, aprendizagem da sociedade cubana e de seu sistema político”, acrescenta a jovem Leinnay Calixte Roig, ligada à agência desde as práticas produtivas, quando estudava a carreira na licenciatura em Turismo, para desenvolver uma investigação no campo da comunicação promocional.

Ao graduar-se entrou no coletivo de trabalhadores e ressalta o grande acolhimento por parte dos seus companheiros. “Para mim é gratificante trabalhar aqui, do ponto de vista profissional sinto uma grande intensidade de trabalho, minhas opiniões são escutadas e levadas em conta para a tomada de decisões. Participo de todas as tarefas do centro, tanto trabalhistas, sindicais e políticas” refere.

Uma frase do Herói Nacional cubano José Martí ilustra o significado atual da Amistur: “As agências de turistas não são instituições caprichosas e aventuradas, são uma necessidade dos tempos e de nossos países, que não as estabelecem comerciantes avarentos mas sim comerciantes cavalheiros”.

2 comentários:

  1. Olá amigos do solidários. Serem que podem postar em seu site a versão on-line da publicação Revista Politizando no 21. Esta publicação é do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Política Social NEPPOS e nesta edição em parceria com o Núcleo de estudos Cubanos - NESCUBA (ambos da Universidade de Brasília - UnB), trás o ponto de vista cubano das relações EUA-Cuba na atualidade. Na publicação tem um artigo do professor cubano Luis Soáres e uma entrevista com Tirson Saenz. Grata! Emy Nayana - NESCUBA. http://nescuba.blogspot.com.br/2016/01/nescuba-e-neppos-realizam-parceria-na.html

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