quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Revista de esquerda lançará especial sobre os novos desafios do povo cubano

Revista busca o apoio de leitores para lançamento de uma edição especial sobre os novos desafios da sociedade cubana

Uma das formas de contribuição com recompensa; Veja outras clicando sobre a foto

A revista Caros Amigos – referência no campo do jornalismo contra-hegemônico e da formação crítica, principalmente para a esquerda, está prestes a lançar um especial (“Cuba e seus novos desafios”) sobre as mudanças que estão ocorrendo em Cuba.

Na apresentação do projeto de financiamento coletivo, Caros Amigos promete uma edição especial centrada no reatamento das relações de Cuba com os Estados Unidos, onde abordará e os reais interesses dos EUA em restabelecer o diálogo e as consequências econômicas, culturais e sociais para a vida da trabalhadora e do trabalhador cubano. Mas acima de tudo, o especial pretende fazer o contraponto o que a grande mídia divulga e propagandeia de Cuba: “um país inviável e que representa o fracasso do socialismo”.

Por isso mesmo, Blog Solidários apoia a ideia e pede para seus leitores a divulgar e, se possível, a contribuir financeiramente com o projeto (para isso é só clicar aqui e logo em seguida sobre o retângulo de cor laranja: “Quero contribuir”).

Até a data de hoje (11/02) 54% do valor necessário para a realização do projeto já foi alcançado. Porém, só falta apenas 25 dias. Então a hora de fazer a diferença é agora. Lembrando que valores acima de 20 reais têm recompensas.

Santiago de Cuba
 Abaixo, leia a carta da editora adjunta da Caros Amigos sobre o Especial:

Caro(a) amigo(a),

Há 18 anos nascia a Revista Caros Amigos. Desde então, buscamos fazer um jornalismo de qualidade e com a profundidade que temas relacionados à luta e à formação crítica exigem. Todas as pessoas que compõem a nossa equipe, desde redação, financeiro, logística, marketing, entendem o objetivo e incorporam essa missão, que tem lado, posição. Nunca nos escondemos sob o manto da pretensa imparcialidade e da isenção. Entendemos que nos posicionar é respeitar nosso leitor e ser honesto com o conteúdo jornalístico que produzimos. Sem nunca termos nos sujeitado a empresas,políticos e partidos, mesmo que haja alinhamento ideológico.

E mesmo com muitas dificuldades conquistamos um espaço importante no mercado editorial brasileiro, trazendo para as lideranças intelectuais, políticas, estudantes e professores, para os jovens e cidadãos brasileiros inconformados com o “status quo” uma leitura argumentativa e analítica, contribuindo para a consolidação da democracia e avanço das conquistas sociais no país.

Porém, vivemos em um momento de mudanças significativas na maneira de se produzir e consumir informação, que atingem todos os veículos existentes, tornando ainda mais difícil a nossa tarefa. Portanto, se você, assim como nós, acredita que a nossa luta na comunicação deva permanecer firme, contribua com o nosso projeto. Neste caso, especialmente, para produzirmos uma Edição Especial que tratará sobre Cuba, país que representa tanto para nós.

Desde a vitória da revolução cubana - que instaurou um  regime socialista e que, mesmo com todas as dificuldades impostas pelo embargo econômico, obteve inúmeras conquistas -, nunca houve uma aproximação real com os Estados Unidos como a que está acontecendo agora. Essa nova relação implica em várias consequências para a vida da trabalhadora e trabalhador cubano, nos aspectos econômicos, culturais, sociais.

Mudanças que iremos abordar em nossa publicação, assim como os reais interesses dos EUA em estabelecer diálogo com a ilha, que tem mais de onze milhões de habitantes, um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) acima da média mundial e excelentes indicadores sociais. Mesmo com tudo isso Cuba é divulgada e propagandeada pela grande mídia como um país inviável e que representa o fracasso do socialismo. E nós queremos, neste especial, fazer o contraponto a estas informações de maneira responsável e dedicar todos os nossos esforços neste sentido. Para isso, pedimos seu apoio por meio deste financiamento coletivo.

E participar é muito, muito fácil. São dois passos:

Escolha o valor da sua contribuição e sua recompensa ao lado (aqui)

Muito obrigada,

Nina Fideles

Editora Adjunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário