terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Anunciada criação de Frente de Solidariedade com Cuba no Espírito Santo

Consulado de Cuba em São Paulo estreita relações com estado do Espírito Santo

Namy Chequer e Ivette Martínez
Entre os dias 25 e 27 de novembro, a consulesa de imprensa e de relações com o Movimento Brasileiro de Solidariedade com Cuba, Ivette Martínez, realizou visita de trabalho no estado do Espírito Santo a fim de fortalecer os laços com entidades acadêmicas e governamentais capixabas.

O início das atividades teve como sede a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), entidade que dedicou seu Dia Internacional Mensal a República de Cuba. Com a presença do Reitor Sr Reinaldo Centoducatte, do Sr Vítor Buaiz, ex-governador do estado, de diretores da UFES, representantes das organizações de solidariedade, estudantes e médicos cubanos, hastearam as bandeiras de Cuba, Brasil e da Universidade. Logo depois houve a reinauguração de um busto de José Martí no pátio da Faculdade de Ciências Sociais em comemoração ao 120º aniversário de queda em combate do mártir cubano.


A Consulesa participou dos debates sobre o combate à violência de Gênero em Cuba e a vigência e significado do pensamento martiano para América Latina, como parte da jornada “Cuba nos Une”. Como resultados foram firmados compromissos e intenções de criar uma Cátedra Martiana na UFES, realizar trocas acadêmicas com as cátedras do gênero das universidades cubanas e desenvolver oficinas de extensão universitária que incluam a história de Cuba e as conquistas da Revolução.


Momento importante da visita foi a reunião de entidades que integram o Movimento Capixaba de Solidariedade a Cuba com o presidente da Câmara dos Vereadores de Vitória, Namy Chequer. A vontade política e o compromisso fraterno com a defesa de Cuba se potencializou em um debate e com propostas de criar uma Frente Parlamentar de Solidariedade com Cuba na Câmara de Vitória.

Representantes da Associação Cultural José Martí - Espírito Santo, da Casa da América Latina no estado (CALLES), da CEBRAPAZ, da OAB-ES, professores e estudantes da UFES, da OPAS e MINSA, da AVAB e dirigentes partidários no estado, contribuíram com um esboço e projeções de ações conjuntas que permitirão estreitar as relações entre Cuba e o estado do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário