segunda-feira, 8 de junho de 2015

Nota da Embaixada de Cuba no Brasil sobre a XXII Convenção de Solidariedade a Cuba

Embaixadora Marielena Ruiz Capote durante a XXII Convenção. Por Conasol

Com a participação de mais de 475 delegados, representantes dos estados do país e do Distrito Federal de 53 associações de solidariedade, partidos, sindicatos e movimentos sociais, e com a presença de quatro convidados, foi celebrado no estado de Pernambuco a XXII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que teve como premissa a comemoração da volta dos Cinco Heróis e o fim do bloqueio a Cuba. O evento contou com a presença especial de Gerardo Hernández Nordelo, Herói da República de Cuba.

Durante o evento, a embaixadora de Cuba na nação sul-americana, Marielena Ruiz Capote, reconheceu o Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba pelo incansável trabalho desenvolvido durante mais de 50 anos, a favor das causas justas do povo cubano.

Os debates incluíram uma recordação das principais iniciativas desenvolvidas nos últimos dois anos pelas diversas organizações, assim como uma reflexão sobre os novos rumos do trabalho de solidariedade. Em sua declaração final, os participantes pediram o fim do criminoso e desumano bloqueio econômico, comercial e financeiro que os Estados Unidos mantêm contra Cuba há mais de cinco décadas, assim como a devolução a Cuba do território ilegalmente ocupado pela Base Naval em Guantánamo.

Leia mais:

O encontro contou com as magistrais colocações de Maria do Socorro Gomes Coelho, presidenta do CEBRAPAZ; José Luis Rodríguez, economista cubano; Cristina Luna, chefe da Brigada Médica cubana no Brasil; Ricardo Guardia Lugo, presidente da OCLAE, e Roberto Hamilton, diretor do Instituto Cubano de Amizade com os Povos. Estiveram presentes também a Cônsul Geral da Venezuela no Recife Jaqueline Alvarado, médicos cubanos e brasileiros formados na ELAM, funcionários da missão diplomática cubana, autoridades do governo e da prefeitura, assim como dirigentes de movimentos sociais, sindicatos, organizações de solidariedade e cubanos residentes no Brasil.

Diversas manifestações culturais ocorreram durante a XXII Convenção, com especial destaque para a apresentação da exposição fotográfica “Fidel é Fidel”, do reconhecido fotógrafo cubano Roberto Chile, a mostra de pinturas do pernambucano Helder Bezerra, a exposição da coleção de selos de Maria das Graças Oliveira Silva, que reflete a história da luta do povo cubano e os espetáculos artísticos de Nonô Germano, Liv Moraes, Roberto Cruz e o cantor cubano Alexey Martínez.

Tradução: Eduardo Vasco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário