Mensagem de Fidel ao presidente Nicolas Maduro
Honorável presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro:
Como a imprensa tem publicado amanhã, terça-feira, 17 de março, terá lugar em Caracas a Cúpula da ALBA para discutir a insólita política do governo dos EUA contra a Venezuela e a ALBA.
A ideia de criar esta organização foi do próprio Chávez, com desejos de compartilhar com seus irmãos caribenhos os enormes recursos econômicos com que a natureza dotou seu país de nascimento, mas cujos benefícios tinham ido parar às mãos de poderosas empresas norte-americanas e de alguns poucos milionários venezuelanos.
A corrupção e o esbanjamento foram o principal estímulo da primeira oligarquia de tendência fascista, viciado em violência e crime. Para o povo heróico da Venezuela, a violência e crime cometidos contra ele foram intoleráveis e não podem ser esquecidos, e nunca permitirá o retorno ao passado vergonhoso da era pré-revolucionária que deu origem ao saqueio aos shoppings e o assassinato de milhares de pessoas, das quais ninguém pode dizer o número exato até hoje.
Simón Bolívar entregou-se em cheio à tarefa colossal de libertar o continente. Mais da metade das melhores pessoas de seu povo lutou e morreu em longos anos de luta ininterrupta. Com menos de 1% da superfície do planeta, a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo. Durante um século inteiro foi forçada a produzir todo o combustível que as potências europeias e os Estados Unidos precisavam. Ainda que os hidrocarbonetos, que se formaram durante milhões de anos, vão ser consumidos em pouco mais de um século, e os seres humanos, que hoje somos 7,2 bilhões em cem anos irão duplicar, chegando em 200 anos a 21 bilhões, unicamente um milagre da tecnologia mais avançada tecnologia poderá permitir a sobrevivência da espécie humana um pouco mais de tempo.
Por que essa fabulosa mídia não é utilizada para informar e educar sobre estas realidades, ao invés de promover enganos, que qualquer pessoa em sã consciência deveria saber?
A Cúpula da ALBA não pode ser realizada sem levar em conta estas realidades que nos tocam tão de perto.
A República Bolivariana da Venezuela declarou de forma precisa que sempre esteve disposta a discutir de maneira pacífica e civilizada com o governo dos EUA, mas nunca aceitará ameaças e imposições desse país.
Acrescento que tenho observado a atitude, não só do heróico povo de Bolívar e Chávez, mas também uma circunstância especial: a disciplina exemplar e o espírito da Força Armada Nacional Bolivariana. Faça o que fizer o imperialismo dos EUA, ele nunca poderá contar com ela para fazer o que ele fez por tantos anos. Hoje, a Venezuela conta com os soldados e oficiais melhor equipados da América Latina.
Quando você se reuniu com os oficiais, nos últimos dias, podia ver-se que eles estavam prontos para dar até a última gota de seu sangue pela Pátria.
Um abraço fraterno para todos os venezuelanos, os povos da ALBA e para você.
16 março de 2015;
Fonte: Granma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário