Do Vermelho
Em um comunicado emitido nesta semana a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) repudiou mais um plano subversivo financiado pela Agência para o Desenvolvimento Internacional dos EUA (Usaid) contra Cuba. Segundo revelou uma agência de notícias, o objetivo era converter jovens cubanos em agentes para organizar ações desestabilizadoras. Leia a seguir a nota da Alba na íntegra:
“Os países da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Livre Comércio dos Povos (Alba-TCP) têm conhecido com indignação sobre as recentes revelações da agência de imprensa estadunidense Associated Press (AP) acerca de outro plano subversivo financiado pela Agência para o Desenvolvimento Internacional dos EUA (Usaid). O plano tinha como objetivo converter jovens cubanos em ‘agentes políticos’ e organizar suas ações contra o governo da Ilha, utilizando jovens latino-americanos recrutados desde 2009 para esse fim.
Este projeto imoral, cuja autoria e execução o governo dos Estados Unidos reconheceu de maneira cínica, ratifica o caráter hostil e intervencionista da política norte-americana contra Cuba, e seu propósito de criar situações de desestabilização que levem ao derrubamento da ordem política, econômica e social deste irmão país.
A Alba-TCP repudia este novo plano contra Cuba, e exige o cessar das ações subversivas, ilegais e encobertas do governo dos Estados Unidos, que violam a soberania e o direito do povo cubano à autodeterminação.
Os países membros da Alba-TCP expressam sua solidariedade profunda com a República de Cuba e exigem ao governo dos EUA que respeite a decisão expressa do povo cubano de continuar aperfeiçoando seu modelo econômico e social e consolidando sua democracia, sem intervenções externas”.
Com informações da Alba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário