quinta-feira, 5 de junho de 2014

O Socialismo no Mundo Contemporâneo: Ex-embaixador do Brasil em Cuba ministra palestra


Mais de 200 estudantes da Fundação de Ensino de Contagem Cruzeiro do Sul (Contagem , estado de Minas Gerais), Riacho e do Colégio Nebran participaram, na sexta-feira (30/5), da culminância do projeto "O Socialismo no Mundo Contemporâneo". Eles tiveram a oportunidade de assistir à palestra com ex-embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago, e de participar de debate com os médicos cubanos Niurka Maren e Alexeis Isaac, que atuam em Nova Contagem.

O projeto teve início em julho de 2013, quando o programa Mais Médicos foi implantado no Brasil. A iniciativa ganhou as salas de aula da Funec Cruzeiro do Sul este ano, sendo implantada pela professora de sociologia Renata Almeida. Durante as aulas, os alunos participaram de debates sobre o socialismo, conhecendo a história e suas representações na sociedade moderna.

Para o ex-embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago, é muito importante levar essa temática aos jovens. O palestrante compartilhou sua experiência em Cuba,onde residiu e trabalhou durante quatro anos, expondo o socialismo utópico e científico. "O verdadeiro revolucionário é aquele que consegue mudar o extraordinário no cotidiano. Ser revolucionário no dia a dia, talvez seja muito mais difícil", disse Tilden.

A aluna do 2º ano da unidade Cruzeiro do Sul, Gabriela Sollto, acompanhou atenta a palestra e os debates sobre o socialismo. "É uma revisão de tudo que vimos em sala de aula, mas com uma visão mais sólida de quem realmente viveu essa realidade. Eu acho um estudo muito bacana e mesmo não defendendo o socialismo, acredito que há princípios que podemos aplicar para melhorar nossa realidade", disse a estudante, que considera a atividade extra-classe um importante complemento para os estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário