Começa oficialmente hoje em Havana a VII Jornada Cubana contra a Homofobia.
Organizada pelo Centro Cubano de Educação Sexual (CENESEX), a VII Jornada Cubana contra a Homofobia [e a Transfobia] compreenderá ações educativas, recreativas, culturais, esportivas e de capacitação com um enfoque social.
A ilha já sedia desde última terça-feira (06/05), como parte da programação da jornada, a VI Conferência Regional da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex para a América Latina e o Caribe (ILGALAC), tendo como lema “América Latina e Caribe unidos em defesa dos direitos LGBTI”.
A VII Jornada se estenderá até dia 24 de maio, sendo que as principais atividades irão ocorrer em Havana, entre os dias 09 e 13 e também na província de Granma, nas cidades de Manzanillo e Bayamo, entre os dias 15 e 18.
Para a diretoria do CENESEX, a sexóloga Mariela Castro, a VII Jornada acontece após a aprovação e o início em Cuba de um novo Código do Trabalho que proíbe a discriminação laboral por orientação sexual e identidade de gênero.
O objetivo principal do evento é contribuir para a educação de toda a sociedade, com ênfase na família e a juventude, com respeito ao direito à livre e responsável orientação sexual e identidade de gênero, como exercício de equidade e justiça.
Eventos como a VI Conferência Regional e a VII Jornada fazem parte da proposta que o CENESEX tem de diálogo com a sociedade cubana com intuito de promover mudanças culturais, inclusive no campo legislativo, para instituir valores que garantam a não discriminação e o respeito à diversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário