terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Médico cubano conquista confiança da população de Cunhataí (SC)

Por Aline Reinheimer, de Cunhataí, Jornal Expresso d'Oeste




CUNHATAÍ – O Governo Municipal de Cunhataí, região Oeste de Santa Catarina, foi selecionado no programa Mais Médicos, do Governo Federal, e desde a vinda do médico cubano, Juan Ariel Reys de Lara, 43 anos, os pacientes estão se surpreendendo com um atendimento médico que mistura o português e o espanhol, chamado ‘portunhol’.

Com passagens pela África, Espanha, Venezuela e Havana em Cuba, o médico cubano que além de clínico geral, é especialista em reabilitação fisioterapeuta e ressalta asparticularidades entre a medicina aplicada no Brasil e em Cuba. “São dois países que dão atenção especial ao atendimento preventivo das doenças. Talvez o diferencial seja que em Cuba, é um pouco mais completo, e inclui visitas domiciliares, e em casos extremos, nos locais de trabalho”, declara Lara.

O médico destaca que a participação no programa Mais Médico ocorreu por vontade própria. Segundo ele após trabalhar com os médicos que participaram dos primeiros grupos do programa, Lara se preparou e candidatou-se para o terceiro grupo, com o intuito de ajudar na saúde brasileira. “Minha vida sempre foi trabalhar com a saúde, atuo na área há 20 anos, me dedico principalmente à atenção primária da saúde. Mas também realizo trabalho em todos os seguimentos da saúde e por isso me incorporei para o terceiro grupo do programa”, enfatiza.

Lara frisa que a linguagem não está sendo uma dificuldade, que está havendo uma adaptação tanto dos pacientes como dele mesmo, e com o auxílio das enfermeiras, é possível compreender o que a população necessita e precisa. “Estou há dois meses aqui e me adaptando conforme as necessidades de cada paciente. O importante é que o médico dê um atendimento qualificado com amor, carinho e segurança”, afirma.

ATENDIMENTO HUMANIZADO

A aposentada, Irene Schu, 79 anos, gostou tanto do atendimento do cubano, que seu estado de saúde melhorou desde que Lara começou a tratá-la. “É bem diferente, achei a consulta maravilhosa, ele é bem cuidadoso e experiente. Na verdade é um atendimento bem humano, ele se preocupa com os pacientes. E espero que ele fique aqui por muito tempo, tive a sorte de ser a primeira paciente do médico”, afirma.

A secretária da Saúde, Darli Breuning, destaca que a vinda do médico cubano valorizou a saúde do município, com atendimento priorizado e qualificado. “A relação com os médicos é a melhor possível. A barreira do idioma é facilmente superada, e ele está se adaptando super bem com a população, só temos comentários positivos desde a vinda de Lara”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário