sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Rio recebe 1º Encontro de Cubanos Residentes na América Latina

Da redação do Vermelho, com informações da Prensa Latina



O Rio de Janeiro recebe, na tarde desta sexta-feira (18), centenas de representantes das comunidades cubanas para o 1º Encontro de Cubanos Residentes na América Latina e Caribe. Eles vêm de mais de 20 países para a reunião de dois dias que é inspirada pela defesa da soberania e identidade de Cuba.


Começa nesta sexta-feira, evento que reúne cubanos residentes na América Latina e Caribe

Um dos propósitos do encontro é avaliar o trabalho desta comunidade na região e revisar as ações realizadas pelo fim do bloqueio norte-americano à ilha, imposto há mais de 50 anos. Durante o evento também será exigida a liberação dos antiterroristas de Cuba, que estão presos desde 1998, nos Estados Unidos.

Há exatos 15 anos, Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando e René González, eram presos nos Estados Unidos e acusados de conspiração e espionagem. “Os Cinco” – como são chamados em Cuba – eram agentes da Rede Vespa, um seleto grupo de infiltrados que combatia os atos terroristas das organizações anticastristas da Flórida.


Uma das convidadas para o evento é a esposa de Gerardo, Adriana Pérez, que fará a atualização das condições de prisão dos antiterroristas e falará sobre as violações dos direitos humanos cometidas pelo governo estadunidense contra os Heróis de Cuba (título que receberam por sua lealdade à pátria).

Adriana foi impedida pelas autoridades da Casa Branca de visitar seu marido, condenado a duas perpétuas mais 15 anos de prisão. Ela deve solicitar maiores esforços para que os pedidos de liberdade e justiça sejam escutados pelo governo estadunidense.

A coordenadora do encontro e presidenta da Associação Nacional de Cubanos Residentes no Brasil (Ancreb), María Magdalena Torbisco Dacosta, assinalou que haverá ainda uma homenagem a José Martí pelos 160 anos de seu nascimento.

O investigador do Centro de Estudos Martianos de Cuba, Pedro Pablo Rodríguez López irá oferecer a conferência magistral “José Martí diante da América Latina e do mundo atual”.

Organizada pela Ancreb, pela Embaixada de Cuba no Brasil e pelo Consulado de Cuba de São Paulo, o encontro terá ainda a presença de Rafael Dausa, diretor de Assuntos Consulares e Atenção aos Cubanos Residentes no exterior; de Andrés Gómez, fundador da Brigada Antonio Mace; e do embaixador cubano, Carlos Zamora.

A abertura irá coincidir com a apresentação da mostra de fotografias “Cobrir de Rosas Brancas”, de Miguel Ágel Albuerne Arcay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário