O embaixador cubano (o 3o da dir. para esq.) posa para fotos com parlamentares do Grupo Brasil-Cuba |
A presidenta do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e o deputado Josias Gomes (PT-BA) realizam, na manhã desta quarta-feira (16), café da manhã que será oferecido ao embaixador de Cuba, Carlos Rafael Zamora, que se despede das funções diplomáticas no Brasil. O evento, que contará com a presença da deputada Aixa Hevia, representando a Assembleia do Poder Popular de Cuba, será na Sala da Liderança do PT na Câmara dos Deputados.
Segundo Vanessa Grazziotin, a frente parlamentar trabalhou, junto com Zamora, em ações e atividades para estreitar as relações diplomáticas e promover o intercâmbio de experiências políticas, econômicas e culturais entre Brasil e Cuba.
As lutas dos parlamentares brasileiros em solidariedade a Cuba vão além das relações de integração entre os dois países. A Frente Parlamentar também realiza ações e campanhas contra o bloqueio econômico estadunidense e pela libertação dos cinco heróis cubanos presos ilegalmente nos Estados Unidos.
Recentemente, a Frente Parlamentar também apresentou moção de solidariedade ao diplomata cubano contra as manifestações ostensivas e preconceituosas contra os médicos cubanos que vieram atuar no Programa Mais Médicos.
Ao longo de sua atuação no Brasil, o embaixador cubano agradeceu o apoio recebido do Parlamento brasileiro e destacou a importância da ajuda na luta de Cuba contra o bloqueio econômico, que já dura 52 anos, e demais lutas do povo cubano contra as perseguições dos Estados Unidos ao país caribenho. Zamora também enfatizou a importância de manter a luta pela libertação dos cinco cubanos presos nos Estados Unidos.
Criado em 1989, o Grupo Parlamentar Brasil-Cuba completou 24 anos este ano e é integrado por mais de 180 parlamentares, sendo o mais antigo e maior grupo parlamentar em funcionamento no Congresso Nacional. Segundo Vanessa, o grupo vem atuando com respeito ao direito internacional e à soberania dos povos.
Na noite desta terça-feira (15), o Movimento de Solidariedade a Cuba, partidos políticos e movimentos sociais solidários a Cuba, realizam um “happy-hour” político cultural de solidariedade a Cuba, em um restaurante em Brasília, para se despedir de Zamora. O evento vai contar com apresentação de música e uma tribuna livre. Serão servidas comidas e bebidas típicas de Cuba e Brasil.
Como seria bom se os governos de todos os países, e seus representantes nos parlamentos pudessem entender que a solidariedade é o valor mais importante num mundo devastado pela xenofobia e pela opressão. Parabéns aos parlamentares e movimentos sociais que demonstram isso ao governo cubano. Que se fortaleça cada vez mais essa relação Brasil-Cuba.
ResponderExcluir