sábado, 9 de março de 2013

O poder da comunidade - como Cuba sobreviveu ao pico petrolífero (documentário)


Quando a União Soviética entrou em colapso em 1990, a economia cubana entrou em queda livre. Com as importações de petróleo cortadas em 50% e as importações de alimentos cortadas em 80%, as pessoas estavam desesperadas. 

Este filme encorajador e fascinante mostra como as comunidades reagiram juntas, criaram soluções e finalmente prosperaram, apesar da sua menor dependência de energia importada. 

No contexto das preocupações mundiais com o pico petrolifero, Cuba é uma visão inspiradora de esperança. "The Community Solution" é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e ensina soluções de baixo consumo de energia para o atual modo de vida insustentável, baseado em combustíveis fósseis, industrializado e centralizado.

 "O poder da comunidade - como Cuba sobreviveu ao pico petrolífero" (2006) - "The Power Of Community, How Cuba Survived Peak Oil" (2006).

Leia também entrevista com biólogo Roberto Pérez Rivero.

Um comentário:

  1. Es un tema que nos llega a todos los cubanos, es la historia de un pueblo luchando por sobrevivir sin perder la alegria y demostrando que ademas es posible desarrollarse en las peores condiciones que podemos imaginar con una alta dosis de creatividad.

    ResponderExcluir