domingo, 4 de novembro de 2012

Cuba se prepara para segundo turno das eleições municipais


Havana, 3 de novembro - Prensa Latina 

Autoridades eleitorais cubanas finalizarão hoje detalhes para o segundo turno das eleições municipais, que acontecerão amanhã em todas as províncias, exceto Santiago de Cuba e Holguín, as mais afetadas pelo furacão Sandy.

Em declarações à Prensa Latina, o porta-voz da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), Juan Mendoza, explicou que as autoridades locais se encarregam de garantir a documentação, a disponibilidade das cédulas e as condições dos colégios eleitorais, pois alguns poderiam ser sido afetado pelo furacão.

O segundo turno estava previsto em todo o país para 28 de outubro passado, mas teve que ser postergado por uma semana devido aos quantiosos prejuízos provocados pelo Sandy durante sua passagem pelo território insular em 25 de outubro.

A partir das análises realizadas pela CEN, explica o especialista, concluiu-se que a maior parte das províncias está em condições de assumir as eleições, pois os prejuízos não tiveram a mesma magnitude que em Santiago de Cuba e Holguín, localizadas no oriente do território nacional.

Em Holguín a votação está programada para o dia 11 de novembro, enquanto a data de Santiago de Cuba será anunciada posteriormente.

De acordo com Mendoza, o segundo turno das eleições municipais será realizado apenas com os candidatos empatados ou os que mais votos obtiveram na primeira rodada sem superar o 50 porcento, como estabelece a Lei Eleitoral.

Neste momento ganha o candidato que atinja a maioria, sem necessidade de superar a metade dos votos válidos.

Neste domingo irão às urnas ao redor de 960 mil cubanos nos três mil 210 colégios habilitados para eleger mil 160 delegados, os quais se somarão aos 13 mil 127 já eleitos no primeiro turno de 21 de outubro.

Uma vez concluídas as votações, o porta-voz apontou que a constituição de cada assembléia municipal deve ser realizada 21 dias depois.

"É um ato formal e solene, presidido pela Comissão Eleitoral Municipal, no qual tomam posse os delegados e se elegem as autoridades da assembléia, isto é, o presidente, os secretários, entre outros".

Depois deste passo, começarão as eleições dos delgados às assembléias provinciais e os deputados ao parlamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário