segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Associação Cultural José Martí da Baixada Santista recém inaugurada!


Nasce em Santos um novo espaço aglutinador das mais variadas forças progressistas. A Associação Cultural José Martí de Solidariedade a Cuba da Baixada Santista. Depois de mais de um ano de discussões de estatuto, reuniões, e conferências com diplomatas cubanos, o sonho de boa parte da esquerda (ou de alguns que se autodenominam como tal) se realizou: às 19 horas do sábado, dia 20 de outubro, centenas de pessoas se posicionaram como puderam dentro e fora do antigo sobrado da rua Joaquim Távora, em Santos, para participar da inauguração da importante associação.

Havia venda de livros e exposição de quadros do artista plástico Juracy Silveira. Também havia mojito cubano, cerveja, refrigerante, castanhas, salgadinhos, brigadeiro, água para combater o calor, e vinho branco à vontade. Contudo, o mais importante da noite era a presença de companheiros e camaradas com o objetivo comum de prestar solidariedade à Cuba, promover a cultura cubana em Santos, e também compor uma voz destoante do senso comum que ronda a temática do país caribenho: "o regime cubano é uma ditadura!", "lá não existe eleições", "lá é horrível para se viver", "tudo o que há de ruim por lá é culpa do socialismo", "Fidel Castro já morreu, mas os quadros do Partido Comunista Cubano mentem sobre isso!", "se lá não é assim ruim, por que você não vai morar lá?", entre outras estultices que muitos inocentemente ou com má intenção papagueiam.


O cônsul cubano Lazaro Mendez Cabréra esteve presente, e fez um belo discurso em castelhano elucidando a trajetória da Revolução Cubana rumo ao socialismo, as dificuldades que Cuba enfrentou, e a realidade atual do regime e da sociedade. Sua fala se constituiu em uma verdadeira aula magna.Zuleide (esq.) e Celso (de pé, a dir.): camaradas. Além do Sr. Lazaro, ressaltamos a presença de dois camaradas do PCB na mesa de abertura: Zuleide Faria de Melo, professora universitária, conhecida figura do movimento nacional de solidariedade a Cuba e ex-presidente do PCB Nacional, a qual dispensa maiores apresentações; e Luis Celso Manço, ex-secretário político e atual secretário de formação do Comitê Municipal de Santos do partido, militante histórico do movimento anti-manicomial, e professor-ícone do curso de Psicologia da Universidade Católica de Santos. A camarada Zuleide, em voz baixa porém firme entonação, características dos mestres mais sábios e lendários, explicitou a importância da associação em nossa região, demonstrando em seguida todo o seu conhecimento acerca da Questão Cubana com altivez e autoridade. O camarada Celso, por sua vez, identificando-se como militante do Partido Comunista Brasileiro, saudou a todos e expôs a importância do trabalho em conjunto de todos e da lealdade e do entendimento entre diferentes organizações e militantes para que se efetive a solidariedade à Cuba, mostrando sabedoria de um verdadeiro dirigente comunista que busca sempre a unidade e o consenso, com a consciência de que alimentar a discordância e o veneno entre as diferentes militâncias de maneira gratuita - assim como o aparelhamento de uma ou poucas organizações - são prejudiciais ao propósito da associação.

Após todas as falas, o presidente da associação, Aníbal Ortega, convidou todos para associarem-se e incorporarem-se ao corpo associativo nem que seja através da contribuição mínima mensal (R$20,00), em seguida expondo seus planos: turmas de idiomas (sobretudo o espanhol), aulas de danças cubanas, cursos diversos de formação política, canal de TV cubano disponível, jornal, palestras, festas, e um local de contato e convergência de coletivos simpáticos à Revolução Cubana, deixando todos os participantes à vontade dentro e fora da sede para uma saudável recreação.

Nós do Partido Comunista Brasileiro - dos comitês municipais de Peruíbe, Santos e São Vicente - incentivamos a todos para a participação na associação, com o entendimento de que trata-se de um espaço cultural e político que faltava na Baixada Santista. Maiores informações sobre a recém inaugurada associação estão presentes em seu blog. Quanto mais associados dispostos a ajudar com contribuição monetária e de trabalho, mais democrática e diversa de programas será a associação.

Leia mais: http://www.pcb-baixadasantista.net/news/associa%C3%A7%C3%A3o-cultural-jose-marti-da-baixada-santista-recem-inaugurada!/

Nenhum comentário:

Postar um comentário