Plano do Ministério da Agricultura prevê plantação de 255 mil hectares de florestas
Visão da Serra Maestra em Cuba |
Cuba terá 29,3% de sua superfície coberta com vegetação até 2015, informou a imprensa local nesta terça-feira (07/08). Segundo a diretora florestal do Ministério de Agricultura, Isabel Russo, o objetivo é reconstruir as áreas verdes degradadas, melhorar o índice de arborização e aprimorar o uso de sementes melhoradas.
O governo cubano irá plantar 255 mil hectares de florestas, incluído áreas de reflorestamento, e proteger as zonas costeiras. A iniciativa é um dos resultados do Programa Nacional Florestal, desenvolvido pelo Ministério, que procura implementar medidas para tornar a agricultura do país mais sustentável. O órgão também foi responsável pelo sistema de alerta contra incêndios florestais.
Atualmente, Cuba conta com patrimônio verde de cerca de três milhões de hectares, dos quais 87% estão sob controle estatal, informou o jornal Granma. Apesar disso, o país ainda precisa melhorar nos índices de qualidade das plantações.
O reflorestamento no país, que encontrou sucesso nos últimos três anos, ocorre por meio da regeneração natural de espécies de alto valor econômico e do estabelecimento de plantações artificiais, explicou o especialista Juan José Romero, diretor do GEAM (Grupo Empresarial de Agricultura Montaña), ao Granma. Para ele, o governo deve investir na produção da fibra henequém, utilizado para fabricação de cordas e barbantes, para adquirir autonomia do mercado internacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário