terça-feira, 31 de julho de 2012

Capes divulga edital para bolsas de estudo em Cuba

Programa irá selecionar projetos de pesquisa e promover o intercâmbio de doutorandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. O início das atividades do projeto e a liberação dos recursos estão previstos para janeiro de 2013

Fonte: Universia

Foi divulgado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) o edital n° 37 do Programa Capes MES-Cuba que irá selecionar projetos de pesquisa e promover o intercâmbio de doutorandos e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, em diversas áreas do conhecimento. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de setembro, na página do programa no site da Capes

Serão financiados pela Capes bolsas de estudo, transporte aéreo, seguro saúde e auxílio instalação para os aprovados nos projetos, que podem ser de dois tipos: Missão de Trabalho e Missão de Estudo. A Missão de Trabalho é constituída pela viagem de um membro da equipe do projeto selecionado, com duração de 10 a 30 dias para realização de atividades de intercâmbio na pesquisa. 

Já a Missão de Estudo é a concessão de bolsas de estudos nas modalidades doutorado-sanduíche e pós-doutorado objetivando o desenvolvimento de atividades acadêmicas e de pesquisa na área de interesse do projeto, com duração mínima de três meses e máxima de 12 meses, de acordo com as normas da Capes e do Ministério de Educação de Superior de Cuba. 

As propostas inscritas devem ter vínculo a programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente, com conceitos 5, 6 ou 7 e comprometimento na publicação conjunta de trabalhos técnico-científicos. Além disso, o coordenador do projeto deverá possuir o título de doutor há pelo menos cinco anos, sendo sua equipe composta por no mínimo dois doutores. O projeto tem previsão de duração de dois anos, que podem ser prorrogados por igual período. 

Os resultados finais da seleção serão divulgados em dezembro por meio de publicação no Diário Oficial da União e no site da Capes. O início das atividades do projeto e a liberação dos recursos estão previstos para janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário