Fonte: CUBADEBATE através do VERMELHO
Cuba espera superar a taxa de crescimento econômico de 3,4% prevista para 2012, graças a um conjunto de investimentos estratégicos, informou o presidnete da ilha, Raúl Castro, em uma reunião ampliada do Conselho de Ministros.
O ministro da Economia, Abdel Izquierdo sublinhou que este aumento se deve às atividades de produção em áreas como a indústria e a construção.
O governo pretende potencializar ao máximo as exportações e reduzir as importações, a partir das possibolidades da indústria nacional. Também espera-se priorizar a produção de alimentos, conseguir uma maior eficiência energética e apoiar a comercialização de insumos agropecuários e de materiais de construção, assim como as vendas para as formas de gestão não-estatais, disse o funcionário.
O presidente Raúl Castro fez uma análise das diretrizes a serem seguidas para elaborar o plano e orçamento para o ano de 2013, desta vez vai ser discutido mais cedo.
Na elaboração do Plano de 2013 se terá em conta a projeção atualizada até 2016 e as diretrizes que regem a política econômica do país. Foi relatado que o projetado até o momento respalda financeiramente os níveis de atividade previstos no plano da economia.
Os ministros também aprovaram várias diretrizes para elaborar o orçamento do próximo ano. Além disso, propuseram um projeto de lei que permita adequar anualmente os impostos, a fim de incentivar determinadas atividades econômicas.
O vice-presidente do Conselho de Ministros, Marino Murillo, anunciou a criação experimental de cooperativas não agrícolas, mas disse que em seu funcionamento de preservará "o papel regulador do Estado e do governo, conforme apropriado."
Murillo informou que foi aprovada uma proposta para "melhorar" o funcionamento, a estrutura e a composição do Ministério da Agricultura, "que apresenta uma condição financeira e econômica desfavorável há vários anos."
Nesse sentido, Raúl destacou a importância de estudar integralmente cada problema ou situação completamente antes de fazer alterações, porque "assim as soluções serão abrangentes."
A ministra das Finanças e Preços, Lina Pedraza, explicou detalhes do projeto de lei do sistema fiscal que a Assembleia Nacional (Parlamento) vai discutir no seu próximo período ordinário para a entrada em vigor em janeiro de 2013.
Outra questão discutida no conclave ministerial foi uma proposta de melhoria do Ministério da Informação e Comunicações para conseguir uma definição precisa da sua missão, funções e estrutura organizacional.
Raul descreveu como "transcendentes" os temas tratados e demandou "estudarmos e nos prepararmos para todas as variáveis possíveis, pois, apesar de alguns avanços, já é evidente que a tarefa à frente é enorme."
Durante o encontro, o presidente cubano cumprimentou os funcionários e a população por sua participação, apoio e respeito demonstrado durante a recente visita do Papa Bento XVI à ilha.
O presidente reconheceu os esforços do Partido Comunista de Cuba, do governo e de todos aqueles que participaram na organização da visita papal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário