Fonte: OPERA MUNDI
"Cuba está proibida nesta reunião; mas as guayaberas, não. Quem pode aguentar a risada?", escreveu Fidel.
O ex-presidente de Cuba Fidel Castro comentou nesta segunda-feira (09/04) em suas tradicionais Reflexões, divulgadas pela imprensa cubana, a exclusão de seu país da 6ª Cúpula das Américas e riu da situação.
Ele afirmou que considera um paradoxo proibir a presença da delegação cubana e, ao mesmo tempo, permitir o uso das guayaberas, como são conhecidas as camisas tropicais caribenhas. A vestimenta é originária do Rio Yayabo, em Cuba, e, por isso, um dos símbolos da cultura cubana.
Recentemente, a imprensa mundial divulgou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, usará uma guayabera no encontro continental que ocorrerá na cidade colombiana de Cartagena das Índias.
"O curioso (...) é que Cuba está proibida nesta reunião; mas as guayaberas, não. Quem pode aguentar a risada?", escreveu Fidel.
O ex-líder também comentou a visita que a presidente Dilma Rousseff realiza nesta segunda-feira a Washington e disse que sua presença "servirá para que Obama se convença" de que a "América Latina está longe de ser um coro de países exigindo esmolas".
Ele ainda criticou o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, que se opôs à participação do Estado cubano na Cúpula das Américas, e atestou que os "yanques" impõem prejuízos ao povo canadense com a exploração de petróleo por petrolíferas norte-americanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário