sexta-feira, 2 de março de 2012

Fidel encontra-se com sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki



Fidel Castro reaparece em público para receber sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki
Ex-presidente vestiu kimono e posou para fotos com visitantes, que percorrem o mundo em cruzeiro ativista que chama atenção para ameaças nucelares e ao meio ambiente


Nesta quinta-feira (1), o ex-presidente cubano Fidel Castro fez mais uma de suas raras aparições em público depois que deixou o poder por problemas de saúde. No Palacio de las Convenciones, ele recebeu cerca de 770 japoneses sobreviventes do ataque dos Estados Unidos a Hiroshima e Nagasaki durante a Segundo Guerra Mundial.

O grupo, que viaja o mundo chamando atenção para ameaças nucelares e ao meio ambiente, foi recebido em Cuba com honras de estado e promoveu debates sobre os riscos de acidentes em usinas. Para a representação dos hibakushas, como são chamados os sobreviventes, hoje – mais do que antes – os arsenais atômicos estão desprotegidos.

Muitos dos presentes no encontro realizado em Cuba tinham entre 1 e 16 anos na época do ataque às duas cidades japonesas. Alguns relataram problemas enfrentados ao longo da vida por causa da radioatividade da região e pediram atenção da comunidade internacional ao assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário