Fonte: PRENSA LATINA
Havana, 9 fevereiro - Prensa Latina
A Feira Internacional do Livro Cuba 2012 iniciará hoje aqui sua marcha, no Parque Morro-Cabaña, com mais de 200 personalidades de 40 países e a cultura dos povos do Caribe como convidada de honra.
A Feira Internacional do Livro Cuba 2012 iniciará hoje aqui sua marcha, no Parque Morro-Cabaña, com mais de 200 personalidades de 40 países e a cultura dos povos do Caribe como convidada de honra.
Esperada a cada ano pelos cubanos, abrirá sua edição 21 ao ritmo da música da região com um concerto de boas-vindas presidido pelo trovador barbadense Mighty Gabby e o grupo vocal Desandam, oriundo da oriental cidade de Camagüey.
Dedicada aos escritores Ambrosio Fornet (Prêmio Nacional de Literatura 2009) e Zoila Lapique (Prêmio Nacional de Ciências Sociais 2002), se multiplicará durante 10 dias em outras 11 sedes da capital como a Casa das Américas, a Casa da Alba Cultural, o Centro Doce María Loynaz e a Sociedade Cultural José Martí.
Entre as personalidades convidadas figuram o escritor mexicano Sergio Pitol (Prêmio Cervantes 2005), o teólogo brasileiro Frei Betto, os argentinos Miguel Bonasso e Vicente Battista, e o jornalista francoespanhol Ignacio Ramonet.
Os intelectuais do Caribe estarão representados por figuras como o barbadense Sir Hilary Beckles, o jamaicano Norman Girvan e o santaluciano Kendel Hippolyte.
Também assistirão os dominicanos Chiqui Vicioso e Roberto Carlos Gómez, a guianesa Pauline Melvilla, o sanmartinense M. Lasana Sekou, os jamaicanos Keith Ellis e Olive Senior, e o porto-riquenho Humberto García Muñiz, entre outros.
Umas 130 casas impressoras participarão no encontro, 65 delas estrangeiras e algumas habituais como as peruanas O mundo dos minilivros e Os livros menores do mundo; Edições Urano e Editorial Pax, de México, e Patfhinder Books, de Grã-Bretanha.
O programa acadêmico-literário contempla painéis, colóquios, mesas redondas, foros e debates com temas atuais, entre estes uma aproximação à figura do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara, nos 45 anos de seu assassinato.
Terá livros de todos os gêneros e para todos os gostos, de autores clássicos e noveles procedentes da região e outras latitudes.
De forma paralela aconteçerá um programa artístico que abarca do cinema à música, com personalidades como o compositor e cantor colombiano Andrés Cabas, o chileno Patricio Maturano e o grupo venezuelano SurConsiente.
Ainda que seja inaugurada oficialmente hoje, a feira teve uma antecipação ontem no central Pavilhão Cuba, sede destinada em especial aos jovens.
Fundada em 1982 com o lema Ler é crescer, em 2002 estendeu-se a 17 cidades do país, a raiz de uma proposta do então presidente cubano, Fidel Castro, para converter-se em um acontecimento nacional.
Finalizada sua fase havaneira, em 19 de fevereiro próximo, começará seu itinerário do ocidente ao oriente até concluir em 4 de março na cidade de Santiago de Cuba.
ocs/may/bj
Modificado el ( jueves, 09 de febrero de 2012 )
Nenhum comentário:
Postar um comentário