No dia 20 de maio - foi realizado em Pernambuco - o Encontro Nordeste de Solidariedade a Cuba. O evento foi preparatório para a XXVI Convenção Brasileira de Solidariedade com Cuba.
Promovido pelo Comitê Pernambucano de Solidariedade com Cuba, Centro Cultural Manoel Lisboa e demais entidades e partidos que compõe a solidariedade em Pernambuco, o encontro teve o apoio decisivo dos movimentos de solidariedade com Cuba dos estados de Alagoas, Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte.
O encontro abordou os efeitos do bloqueio imperialista contra Cuba, a construção e atualização do socialismo, as conquistas de Cuba na saúde e educação a a solidariedade efetiva e concreta nas diferentes áreas como promoção do turismo e ações de cooperações técnicas e científicas.
Durante a conferência a Associação Cultural José Martí da Paraíba sugeriu a criação de um comitê do Nordeste de Solidariedade com Cuba. Já a delegação de Alagoas apresentou a proposta de estabelecer cooperação técnica-científica com Cuba a partir das universidades da região.
Além disso, também foram reafirmadas as campanhas contra o bloqueio dos EUA, pela retirada de Cuba da lista de "países patrocinadores do terrorismo" e pela devolução de Guantánamo, hoje território cubano ocupado por uma base militar dos EUA.
Representantes de todos os estados presentes manifestaram a expectativa de ver funcionando de novo, na região, o consulado cubano, fechado durante o governo Bolsonaro.
O ato teve a participação de Adolfo Curbelo Castellano, Embaixador de Cuba no Brasil.
Encontro Nordeste de Solidariedade a Cuba | Foto: Thiago Santos |
No final todos os presentes reafirmaram a solidariedade com Cuba e, especialmente, com a preparação e envio da delegação dos seus respectivos estados à cidade de Belém-PA para a XXVI Convenção Brasileira de Solidariedade com Cuba, a realizar-se nos dias 8, 9, 10 e 11 de junho de 2023.
Nenhum comentário:
Postar um comentário