sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Na FIHAV 2011, Cuba apresenta resultados e benefícios do uso da zeolita


Adaptação: Blog Solidários.


Na FIHAV 2011, Cuba apresenta resultados e benefícios do uso da zeolita
  
Havana, 4 nov (Prensa Latina) O Instituto de Ciência e Tecnologia de Materiais (IMRE), da Universidade de Havana, desenvolve importantes projetos de trabalho com a zeolita, mineral não metálico de origem vulcânica, de baixo custo e amplas propriedades ecológicas.

Este mineral possui vários usos, desde fármacos para a saúde humana, filtros de água, até a recuperação e melhoria de solos agricultáveis, potencializador de fertilizantes químicos e orgânicos e como componentes de substratos para o desenvolvimento de diferentes plantios.

Também na atividade pecuária se usa como aditivo dos alimentos para animais monogástricos e poligástricos, assinalou a Prensa Latina, Gerlín Quintana, especialista do IMRE.


Nestes casos determinaram-se muitos benefícios, como a redução dos efeitos tóxicos de altas concentrações de amoníaco e outros gases à atmosfera, diminuição do consumo de agentes químicos para desinfetar o ambiente, destacou Quintana, durante a XXIX Feira Internacional da Havana (FIHAV).

Por outra lado, explicou como funciona o Fototer, um dispositivo de fototerapia luminosa construído na instituição que emite luz infravermelha e se aplica no corpo humano com efeitos antiinflamatórios e analgésicos.

Apesar de diversos especialistas podem referenciar o seu uso e eficácia, Quintana lamenta sua pouca utilização na rede nacional de saúde.

É uma pena, frisou, pois está demonstrada sua eficácia, ademais é uma terapia que não tem efeitos secundários e pode ser utilizada por qualquer pessoa, sem importar idade ou sexo.

A Feira da Havana, FIHAV 2011, foi inaugurada na passada segunda-feira no recinto expositivo de Expocuba, e encerra nesta sexta-feira com a presença de representantes de 57 nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário