segunda-feira, 2 de junho de 2025

Alagoas: realizada Convenção de Solidariedade com Cuba

Convenção alagoana de solidariedade com Cuba | Foto: Cecília Calado
Do site da UFAL

A 3ª Convenção Alagoana de Solidariedade com Cuba foi realizada na tarde da última quinta-feira (29), na Sala dos Conselhos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). 

Estiveram reunidos apoiadores da causa cubana em um evento híbrido, com participações presenciais e on-line por meio de sala virtual.

A abertura contou com a participação de Edival Cajá, representante do Movimento Nacional de Solidariedade com Cuba, e da conselheira da Embaixada de Cuba no Brasil, Idalmys Beltrán. Em sua fala, Beltrán prestou uma emocionante homenagem à professora Zuleide Faria de Melo, falecida no mesmo dia da convenção, aos 92 anos. 

Militante comunista e figura histórica da luta popular em Alagoas, Zuleide participou ativamente de campanhas em defesa da Revolução Cubana e contra o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos à ilha caribenha. Sua trajetória foi lembrada como um exemplo de compromisso com os mais pobres e com o ideal socialista.

A convenção também foi marcada por uma saudação de Graça Carvalho, sobrinha de Freitas Neto. Em sua fala, Graça resgatou o legado de militância do tio, especialmente durante as décadas de 1980 e 1990, período em que se destacou pelo engajamento com a causa cubana, uma paixão que o acompanhou até o fim da vida. Freitas Neto faleceu tragicamente em um acidente aéreo em Cuba, ao lado da esposa.

Representando a Assessoria Internacional da Ufal, Niraldo Farias e Manuela Callou, destacaram as várias iniciativas de intercâmbio científico e cultural da Ufal com a Universidade de Havana. A professora do campus de Engenharias e Ciências Agrárias, Regla Toujaguez, falou em nome da comunidade cubana residente em Alagoas.

O professor do curso de Teatro, Otávio Cabral, compartilhou lembranças de sua viagem a Cuba e da convivência próxima com Freitas Neto, destacando o espírito solidário e internacionalista que marcava sua atuação. Ao final das falas e das avaliações sobre o atual contexto da solidariedade com Cuba, a convenção definiu encaminhamentos importantes para a continuidade das ações em Alagoas.

Entre as resoluções aprovadas estão: a criação da Comissão Executiva do Fórum Freitas Neto de Solidariedade com Cuba, composta por Lenilda Luna, Danilo Rezende, Regla Toujaguez e Manuela Callou; e a indicação de Lenilda Luna e Manuela Callou como delegadas para representar Alagoas na 27ª Convenção Nacional de Solidariedade com Cuba (Conasol), que será realizada de 19 a 21 de julho, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário