Fonte: PRENSA LATINA
Nova York, 25 out (Prensa Latina) Com um espetáculo carregado de energia do princípio ao fim apresentou-se hoje a companhia infantil cubana La Colmenita na sede de Nações Unidas, em Nova York.
O ministro de Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, assistiu à função, última que realizam nesta cidade antes de partir amanhã rumo a San Francisco, onde conclui uma turnê por Estados Unidos iniciada no passado 13 de outubro.
Os 22 meninos e meninas do grupo entregaram o melhor de si neste especial palco, no qual não existem precedentes de que um grupo similar ponha a dançar a todo um auditório.
Por mais de uma hora o grupo, dirigido por Carlos Alberto Cremata, compartilhou com os assistentes a comédia musical A cucarachita Martina.
A Colmenita, Embaixadora de Boa Vontade da Unicef desde 2007, trouxe ao território estadunidense um repertório formado ademais pela obra Abracadabra, sua mais recente produção.
Os jovens, cuja idade é varia de seis a 16 anos, cresceram-se novamente, agora com o estímulo de ser a primeira ocasião em oferecer sua arte em um lugar como este, onde não se acostuma a falar da alegria nem do amor.
Carla Expósito, da delegação de Bolívia, expressou à Prensa Latina que "singelamente foi partícipe de um espetáculo formoso que deixa o ensino do espírito de colaboração entre eles".
"O que mais me comove é como Cuba pode fazer tanto com tão poucos recursos", disse.
Outros, quando apreciaram a entrega e a mensagem que lhes transmitiram estas crianças se perguntavam que mais podiam fazer por Cuba e pelos cinco antiterroristas da ilha presos em 1998 enquanto monitoravam os planos de grupos violentos orientados a lhe fazer dano ao povo do país antilhano.
O chanceler Bruno Rodríguez saudou aos integrantes do elenco depois de terminar sua apresentação e explicou-lhes a importância da votação neste 25 de outubro do relatório sobre a necessidade de eliminar o bloqueio que por mais de cinco décadas tem imposto o governo de Washington contra Havana.
De manhã os colmeneros também tiveram uma jornada de emoções, quando entregaram sua arte a estudantes com incapacidades atendidos pela Rockland Boces, uma instituição apadrinhada pelo ator e ativista Danny Glover.
Fundada em fevereiro de 1990, La Colmenita replicou-se em nações como Argentina, Colômbia, Venezuela, Espanha e República Dominicana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário