quinta-feira, 22 de setembro de 2011

40 mil jovens cubanos estudam medicina



  
Havana, 21 set (Prensa Latina) Cuba conta hoje com 13 Universidades de Ciências Médicas nas quais estudam 40 mil estudantes, como parte da estratégia da formação dos recursos humanos no sistema nacional de saúde.

No curso acadêmico recém iniciado incorporaram-se às universidades médicas 5.613 estudantes da ilha e, de acordo com dados preliminares somam uns 40 mil os que se encontram nas aulas nos seis anos deste curso.

Segundo o jornal Granma, eles estudam em 13 Universidades de Ciências Médicas existentes no país, e também em três Faculdades Independentes situadas nas províncias de Artemisa e Mayabeque, e no município especial Ilha da Juventude.

A matrícula global de novos alunos e continuantes nas carreiras de Ciências Médicas ascende a mais de 118 mil alunos, indica o jornal.


Em sua preparação participam 40 mil professores com apoio de modernas tecnologias informáticas e da comunicação em uma ampla rede de policlínicas e hospitais docentes.

Como parte da estratégia nacional do setor, também existem vagas para cursar-se carreiras técnicas como Bioanálise Clínica, Higiene e Epidemiologia, Imagenologia e Radiofísica Médica, Fonoaudiologia, Nutrição, Optometria, Reabilitação em Saúde, Sistema de Informação em Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário