Fonte: PRENSA LATINA
Managua, 25 de ago (Prensa Latina) O Comandante da Revolução nicaragüense Tomás Borge chamou hoje recopilar milhões de assinaturas latino-americanas para que o presidente dos Estados Unidos se veja obrigado a escutar o clamor universal de liberdade para Os Cinco.
A exortação do legendário combatente teve lugar nesta capital, em uma jornada de solidariedade com os cinco cubanos antiterroristas presos desde 1998 em cárceres norte-americanas, depois de julgamento na Flórida.
Mais de três mil pessoas, assistentes ao IV Encontro Sindical de Nossa América que sessionará aqui até o sábado, acolheram com prolongados aplausos a proposta de Borge de conformar um documento único de toda América Latina.
Só na Nicarágua poderiam se reunir mais de 300 mil assinaturas e a cada delegação, dos outros países representados aqui, estaria em condições de fazer o mesmo, assinalou Borge.
René González, Gerardo Hernández, Antonio Guerreiro, Ramón Labañino e Fernando González, guardam prisão por alertar a Cuba sobre os planos terroristas cozinhados na Flórida.
Os condutos legais estão esgotados, mas Obama tem faculdade para pô-los em liberdade, recordou Borge.
Temos que lhe romper os tímpanos ao governo dos Estados Unidos com nossas exigências, todos os latino-americanos juntos, incluídos os emigrantes residentes lá, exortou o líder sandinista.
No dia em que vejamos aos Cinco caminhando pelo Malecón de Havana acompanhados pelo povo, com suas mães e esposas apanhadas da mão, nesse dia poderemos dizer, para valer, que teremos feito uma homenagem a Cuba e a Fidel Castro, concluiu.
Irma Sehwerert, mãe de René González, também interveio neste foro, para ressaltar que o de hoje foi um momento de ou grandes emoções em uma batalha longa e sem tréguas .
A situação de Gerardo, explicou, é a que mais nos dói e nos tira o sonho, sobre ele pesam mais duas correntes perpétuas 15 anos, e a Casa Branca trata de impedir a possibilidade de ir se for o caso ao recurso extremo do Habeas Corpus.
Pensem, disse, que em cinco celas norte-americanas não estão só cinco homens presos, senão a tentativa de encarcerar a Cuba, porque eles continuam em prisão por se manter firmes na defesa de seu povo.
O pai Miguel D ou Escoto, ex presidente da Assembléia Geral da ONU, tomou a palavra para pedir mais força na luta ou até conseguir que o custo político para os Estados Unidos seja a cada vez maior se não os põem em liberdade ou .
O caso dos Cinco, estimou, é o mais emblemático para demonstrar o cinismo e hipocrisia do império em todo o que a terrorismo se refere.
Obama ganhou as eleições com uma consigna de mudança, o prometia ou uma mudança crível ou , mas ou a verdade é que isso nem se sente nem se vê no caso de nossos Cinco Heróis Cubanos ou , resumiu D Escoto.
Entre os oradores esteve ademais Salvador Valdés Mesa, membro do Bureau Político do Partido Comunista e secretário geral da Central de Trabalhadores de Cuba (CTC).
O auditório 12 da Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua, sede do encontro, esteve abarrotado, com pessoas de pé em corredores e espaços laterais e outros muitos ficaram fora do recinto.
Para Irma representou outra prova da solidariedade crescente no mundo "e como mãe dou graças de todo coração .
Nenhum comentário:
Postar um comentário