domingo, 10 de julho de 2011

Sistema bancário cubano concede créditos a produtores agropecuários.


Havana, 10 jul (Prensa Latina) A banca corporativa cubana outorgou créditos a uns 15 mil produtores agropecuários, 10,27 por cento de todos os que receberam terras em usufruto desde 2008, destacou hoje a imprensa.

Deram-se quantias milionárias, explicou a presidenta do Banco de Crédito e Comércio (Bandec), Ileana Estévez, em uma entrevista com o jornal Juventud Rebelde.


Destacou que ainda que se produziram aumentos nesse tipo de créditos, só representam dois ou três por cento dos volumes manejados por Bandec, criado em 1997.


Os financiamentos do banco podem ser outorgados tanto para cobrir o ciclo natural dos cultivos como para investimentos, esclareceu Estévez, quem disse que um produtor deve acreditar a legalidade do terreno para ser beneficiário.

Ao referir aos prazos, a diretora explicou que podem demorar entre uma semana e 21 dias depois que visitam as terras, pois se apoiam em técnicos agropecuários para determinar se a terra pode produzir o que estimam os produtores.

"Trata-se de uma negociação. E em uma negociação essa pessoa que está pedindo dinheiro tem que demonstrar que o pode devolver, e essa demonstração passa por determinado nível de documentos e mostra de legalidade", afirmou.

A proteção do banco está em documentos e compromissos, acrescentou Estévez ao recordar que em Cuba nenhuma instituição desse tipo pode despojar ao proprietário de seus bens por falta de pagamentos.

mem/ro/cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário