Comitê da ONU em Genebra elogia trabalho da infância
Fausto Triana (enviado especial) Granma
Fonte: PÁTRIA LATINA
GENEBRA — Cuba foi reconhecida pelo Comitê dos Direitos da Criança durante uma jornada dedicada ao tema da infância, onde foi elogiada pelos seus avanços em diversas esferas sociais. Na 57ª sessão do CRC (por suas siglas em inglês) correspondeu a uma delegação cubana, presidida pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Abelardo Moreno, apresentar o relatório do cumprimento da Convenção da Infância.
Como é habitual neste exercício vinculado com o gabinete da Alta Comissionada dos Direitos Humanos das Nações Unidas, os 18 especialistas que integram o CRC fizeram numerosas perguntas num animado debate interativo.
Em sentido geral houve coincidência nas apreciações do negativo impacto do bloqueio dos EUA contra Cuba para a aplicação de alguns programas favoráveis às crianças e adolescentes.
Entre eles, a maior utilização da internet, no entendido de que não tem sido possível incrementar seu desenvolvimento ante medidas coercitivas que impossibilitam ampliar seu largo de banda com empresas norte-americanas ou suas associadas.
Especialistas de Gana, Peru, Uganda e Espanha, fundamentalmente, juntamente com o relator e presidente do CRC, o suíço Jean Zermatten, elogiaram os progressos cubanos nos setores da saúde, educação, esportes e cultura.
Além disso, avaliaram a positiva contribuição dos médicos e educadores cubanos não só a suas crianças, mas também a numerosos países onde colaboram com admirável sentido humanitário. (PL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário