Recordam em Cuba aniversário 46 de antiterrorista Gerardo Hernández
Gerardo e seu Cardeal, na prisão. |
Antiterrorista cubano Gerardo HernandezHavana, 4 jun (Prensa Latina) Cuba defende sua soberania com homens dignos como o antiterrorista Gerardo Hernández, quem cumpre hoje 46 anos em uma prisão estadunidense por alertar à ilha sobre planos subversivos descobertos no sul da Flórida.
Com essa afirmação à Prensa Latina, o chefe de Serviços Ortopédicos do Hospital Calixto García, Juan Miguel Díaz, enviou felicitações ao lutador e o exortou a seguir confiando na justiça e na verdade.
"Mais de uma década leva Hernández atrás das grades, apartado de seus entes queridos e da terra que o viu nascer, mas a reclusão não dobrará esse lutador íntegro", informou o médico, integrante de várias brigadas cubanas internacionalistas em países africanos.
Durante um encontro com outros médicos e enfermeiras, os profissionais recordaram como no caso de Gerardo a condenação é mais forte porque Washington impede a visita de sua esposa Adriana Pérez, cujo visto a Estados Unidos tem sido negada repetidamente.
Como a cada ano, os cubanos lembram o aniversário do antiterrorista, um dos cinco cubanos encarcerados nos Estados Unidos desde 12 de setembro de 1998.
Além de Gerardo, estão presos Antonio Guerrero, Fernando González, Ramón Labañino e René González, com sentenças que vão desde 15 anos de privação de liberdade até dupla cadeia perpétua mais 15 anos.
Os Cinco Heróis, como são conhecidos internacionalmente, foram detidos enquanto monitoravam ações criminosas de grupos anticubanos residentes do sul dos Estados Unidos.
O aniversário de Gerardo Hernández será celebrado neste sábado pela União de Jornalistas de Cuba em sua sede em Havana.
Yoandry Ávila, servidor público da presidência do grupo e organizador do evento, informou que na instituição coincidirão trovadores, jornalistas e poetas para festejar o aniversário do antiterrorista.
Agregou que a atividade se realizará em coordenação com o Comitê Internacional pela Libertação dos Cinco em Califórnia, Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário