sábado, 11 de junho de 2011

Encontro Internacional a favor dos Cinco Heróis Cubanos



Começa encontro internacional a favor de antiterroristas cubanos
Fonte: PRENSA LATINA

Havana, 11 jun (Prensa Latina) O III Encontro Juvenil Internacional de Solidariedade aos cinco antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos há quase 13 anos inicia hoje nesta capital seu programa de três dias.

Os participantes desta reunião bienal visitarão neste sábado um projeto cultural comunitário do artista plástico José Rodríguez, Fúster, que apoia a causa de Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González, Antonio Guerrero e René González.

Recentemente, diante de uma pergunta da Prensa Latina, a integrante do Burô Nacional e responsável pelas Relações Internacionais da União de Jovens Comunistas, Leira Sánchez, destacou que a resposta à convocatória do evento tem ultrapassado as expectativas.

"Esperamos representantes de todas as regiões do mundo, e a posição dos jovens de nossa região é muito relevante em um momento de integração, próximo ao surgimento da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos", enfatizou.


"A causa dos Cinco, como são conhecidos internacionalmente os antiterroristas cubanos presos injustamente desde o dia 12 de setembro de 1998, une todos os jovens", enfatizou Osnay Colina, também membro do Burô Nacional de dita organização.

Está prevista também a realização de uma conferência sobre o caso pela Assembleia Nacional do Poder Popular, e a apresentação do grupo de teatro infantil La Colmenita [A Colmeiazinha], com a obra Abracadabra.

Quatro oficinas mostrarão as experiências regionais em defesa dos Cinco, o uso das novas tecnologias nesse sentido, diversas caricaturas do chamado Humor Rebelde, e opiniões da população mais jovem sobre os temas Cultura e Nação.

No último dia da reunião acontecerá também o fórum interativo "Liberdade Agora, Fim à Injustiça. Libertem-nos JÁ!", entre as 9:00 e 15:00, hora local, que pode ser acessado pelo site http://www.foros.cubava.cu.

O encerramento se dará no Pavilhão Cuba, nesta capital, com o espaço "Poetas pela liberdade dos Cinco", com a presença dos Prêmios Nacionais de Literatura Miguel Barnet e Nancy Morejón, e uma apresentação musical especial.

Entrevistado pela Prensa Latina, o estadunidense Frank Lara, que participará do encontro, destacou que os antiterroristas cubanos dão um grande exemplo de resistência e que seu trabalho em território norte-americano ajudou a proteger a vida de muitas pessoas.

"Deve-se trabalhar mais para divulgar no mundo a verdade sobre Gerardo, Ramón, Fernando, Antonio e René, detidos quando monitoravam as ações de grupos anticubanos assentados na Flórida", enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário