domingo, 27 de março de 2011

Morte de advogado americano Weinglass é destaque em Cuba

Fonte: Prensa Latina

Havana - O falecimento de Leonard Weinglass, advogado de defesa do antiterrorista cubano Antonio Guerrero, preso nos Estados Unidos desde 1998, foi destaque na semana noticiosa do país caribenho.

Weinglass, também defensor assistente na apelação do habeas corpus para Gerardo Hernández, outro lutador contra o terrorismo confinado no país nortenho, morreu no passado 23 de março na cidade norte-americana de Nova York.

Depois de assinar o livro de condolência na sede do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, Ricardo Alarcón, presidente do Parlamento, qualificou-o como o melhor e mais abnegado defensor dos cinco antiterroristas cubanos.


Fernando González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Gerardo Hernández e René González cumprem severas condenações por alertar a Cuba de ações violentas de grupos terroristas baseados em território norte-americano.

Weinglass apresentou no passado 21 de março os últimos documentos a favor da libertação dos Cinco -como são conhecidos internacionalmente-, por isso podemos afirmar que trabalhou até o último respiro e foi capaz de viver e morrer por eles, assinalou Alarcón.

Por outro lado, o primeiro vice-presidente cubano, José Ramón Machado Ventura, recebeu ao ministro de Relações Exteriores de Guatemala, Roger Haroldo Ruedas, que realizou uma visita oficial.

Ambos os dirigentes abordaram o estado atual das relações bilaterais e reiteraram a disposição de seus governos de continuá-las aprofundando.

Também na semana, o vice-presidente cubano Esteban Lazo se encontrou com o vice-primeiro ministro e ministro de Relações Exteriores e Cooperação Internacional do Reino do Cambodia, Hor Namhong.

Lazo e Namhong conversaram sobre diversos temas da agenda internacional e sobre o estado atual dos vínculos entre os dois países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário