domingo, 27 de março de 2011

Homenagem a Leonard Weinglass

Fonte: Granma

• Em seu coração aninhavam a força da justiça e a pureza da verdade

 O governo e o povo cubano prestam tributo ao advogado Leonard Weinglass, destacado defensor da causa dos Cinco heróis antiterroristas cubanos presos nos Estados Unidos. Ao assinar o livro de condolências, o presidente da Assembleia Nacional do Poder Popular (Parlamento), Ricardo Alarcón, definiu Weinglass como "o melhor e mais abnegado defensor dos Cinco", cuja perda representa um golpe demolidor para a causa. Familiares dos Cinco foram as primeiras pessoas que vieram assinar o livro, aberto na sede do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), até sábado 26 de março.

Queridos amigos:

Ontem à noite faleceu nosso advogado e querido amigo Leonard Weinglass. A notícia chegou-me, nesta manhã, através de várias mensagens de amigos e dos meus familiares. Esta é uma das ocasiões em que não existem palavras para expressar a profunda dor que se sente pela perda de um companheiro de luta tão entranhável.

Nada podia ter-nos preparado para este momento. Tal como o próprio Len me ensinou muitas vezes — no meu pensamento sempre tive uma esperança — a esperança de que venceria essa repentina doença.

Hoje, evoquei muitos momentos compartilhados com ele.


Um deles, naquele dia da revisão da minha sentença na Corte de Miami, onde Weinglass esperava que tudo fosse uma questão de trâmites e que eu conseguisse a menor sentença possível, pela qual ele tinha trabalhado sem descanso. Todos conhecemos no fim o que aconteceu. Mas houve um momento muito crítico, quando a juíza reclamou da promotora acerca das coisas que ela tinha empregado para me condenar a oito anos, antes da sentença de prisão perpétua, que me impôs em 2001. Eu, que tinha ficado o tempo todo acompanhando Len, pude perceber sua reação de desgosto e assombro e olhou para mim, reagindo: "O eu é isto?" E eu disse: "Não se preocupe, diga para ela tudo o que você quiser, eu confio plenamente em você".

E Len achou as palavras precisas, porque em seu coração só aninhavam a força da justiça e a pureza da verdade.

Estamos em meio do que pode ser considerado nosso último recurso legal, o hábeas corpus. Com decisão de aço, nestes últimos dias, Len escrevera no leito um memorando que fortalece nossos argumentos irrefutáveis. É difícil pensar que já não mais estará fisicamente entre nós, mas Len sempre nos estará acompanhando. Seu trabalho e seu exemplo servirão em todo o momento de estímulo e de guia para todos aqueles advogados que nos continuarão defendendo de forma condigna e para todos os amigos que conformam a arroladora solidariedade que nos levará de retorno ao lar.

Pensar em Weinglass me faz lembrar José Martí: "A morte não é verdade quando foi bem cumprida a obra da vida..."

"Até depois de mortos, certos homens dão luz de aurora".

Cinco abraços

Venceremos!

Tony
FCI Florence
24 de março de 2011

Tamanho advogado que tinha em frente

NÃO há muito tempo, veio visitar-me. Trabalhamos durante várias horas, preparando os próximos passos da apelação. Percebi que estava um pouco cansado. Fiquei preocupado pelo fato de que, devido a sua idade avançada, estivesse conduzindo sozinho, após uma longa viagem de Nova York e com o mau tempo desses dias, pelas perigosas estradas das montanhas que cercam Victorville. Fiz essa observação, mas não lhe atribuiu importância. Ele era mesmo assim, nada o detinha.

Sempre que nos encontrávamos acontecia o mesmo: em algum momento da conversa, escutando-o, minha mente se afastava de suas palavras para focalizar a pessoa, o grande homem, o tremendo advogado, a lenda que tinha na minha frente. Alguma vez lhe contei que tinha visto imagens suas em documentários da televisão, dedicados a importantes casos legais, dos quais participou desde muito jovem e que com orgulho, eu tinha dito a algumas pessoas aqui: "esse é o advogado dos Cinco". Mas não importa o quanto tenha lido ou estudado, sei que, pela sua humildade e sua modéstia, resta ainda muito por descobrir sobre essa vida consagrada ao mais nobre de sua profissão.

Ele sempre insistiu em que nosso caso, como outros aos quais se dedicou, é essencialmente político, e nos alertou de que a luta seria longa e árdua. Suas experiências com "o sistema" assim indicavam. Da nossa parte, mais além da relação profissional, vimo-lo sempre com um companheiro na batalha em prol da justiça. Ele parte em um momento muito importante, mas nos deixa traçado o caminho. Em mais de ocasião me expressou sua admiração e respeito pelos outros advogados de nosso time legal, e acho que partiu confiado em que o trabalho ficaria em boas mãos.

Tal como outras pessoas que durante anos nos têm acompanhado na luta para fazer prevalecer a verdade e a razão, ele não poderá ver o dia em que a justiça triunfar. Mas esse dia chegará e a ele, tal como aos demais, havemos de prestar merecido tributo em nossa pátria.

Em nome dos Cinco, de nossos familiares e no de milhões de cubanos e irmãos do mundo que confiaram nele e o admiraram, cheguem as mais sentidas condolências a seus familiares e amigos.

Leonard Weinglass. Presente!

Gerardo Hernández Nordelo
Prisão Federal de Victorville, Califórnia
23 de março de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário