Fonte: TIMOR LOROSAE NAÇÃO - diário
Havana, 01 mar (Lusa) - O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, apontou Cuba como exemplo de "solidariedade e humanismo" para o resto do mundo.
Citado pela agência noticiosa de Cuba (ACN), Xanana Gusmão teceu aqueles elogios durante uma visita à Escola latino-Americana de Medicina (ELAM), num encontro com o reitor daquele estabelecimento de ensino, Juan Carrizo Estevez.
Xanana Gusmão, que foi já recebido pelo vice-presidente cubano José Ramon Machado Ventura, acrescentou na visita à ELAM que a revolução cubana foi uma "inspiração" para a luta pela independência timorense contra o invasor indonésio.
Referindo-se ao exemplo de Cuba, Xanana Gusmão salientou que Timor-Leste vai ajudar também os pequenos países vizinhos no setor da Saúde.
Depois de louvar a formação médica de jovens timorenses em Cuba, o primeiro-ministro timorense anunciou que o seu governo vai em breve pôr em prática programas de formação para a juventude do seu país.
Juan Carrizo Estevez destacou, por seu lado, a intervenção da sua escola na formação de profissionais na área da Saúde em países da América Latina, das Caraíbas, de África e dos Estados Unidos, sublinhando que mais de 8.500 especialistas daqueles países foram já formados pela ELAM.
Timor-Leste mantém presentemente 225 estudantes em Cuba, onde estão a receber formação em Medicina e Enfermagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário