Gestos diante dos Símbolos.
por Zenia Regalado
Fonte:regalado.blogia.com
Tradução: Robson Luiz Ceron - Blog Solidários.
Seu nome não importa. Um destes dias, o fotógrafo captou a imagem desta pequena que decidiu por si só prestar homenagem a um busto recém-inaugurado de Ernesto Che Guevara.
O que levou a menina parar de brincar? É certo que seu gesto está relacionado à palavra de um professor, que diariamente fala sobre os símbolos nacionais e as personalidades da história.
Muito se fala dos valores, termo que pode ser medido em ações concretas e quem duvida, ali está a imagem da menina que colocou de lado sua brincadeira, diante da presença simbólica do guerrilheiro.
Existe concorrência lá fora entre os jogos eletrônicos de extrema violência e aqui, entre a manutenção da memória histórica em placas, monumentos e por todos os meios necessários.
Aqueles que crivaram a vida de Che, em La Higuera, pensaram que haviam apagado ideais de justiça e a defesa da luta pelos mais pobres daquele argentino cubano.
Eles estavam errados. Sua imagem é multiplicada por todos os continentes, enquanto boas causas houver para se defender.
Ele falou sobre o pilar básico de nosso trabalho, a juventude, o valor incomparável de ideais.
E hoje, na ilha que o acolheu como um de seus, as novas gerações rendem homenagem não apenas como um ato ou em uma tribuna, mas no seu cotidiano.
A imagem desta menina junto ao herói mostra o que é possível com a educação, de quanto respeito pode formar o culto aos grandes e a história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário