domingo, 19 de dezembro de 2010

Economia de Cuba cresce em 2010

Economia de Cuba cresce em 2010, apesar da crise mundial.
Fonte:TeleSUR
Tradução: Robson Luiz Ceron, Blog Solidários.

A economia cubana cresceu em 2010 apesar da crise mundial, segundo concluíram os deputados da nação antilhana, durante uma sessão na Assembléia Nacional (Parlamento), na última Quinta-feira, quando analisaram a situação pela qual atravessam todas as nações devido ao déficit financeiro global, que começou em 2008.

Durante o Sexto Período Ordinário das Sessões da Sétima Legislatura do Poder Popular, os congressistas discutiram os resultados econômicos do ano e estabeleceram suas propostas para 2011.

O presidente da Assembléia, Ricardo Alarcón, dirigiu os aspectos tratados na reunião, entre eles a proposta de atualização da política tributária, discussão dos Projetos da Política Econômica e Social do Partido e da Revolução, o Plano da economia para o ano de 2011 e a Lei do Pressuposto do Estado para o mesmo ano.


O membro do Conselho de Estado, vice presidente do Conselho de Ministros e ministro da Economia e Planificação, Marino Murillo Jorge, informou sobre os resultados econômicos do ano de 2010 e sobre o Plano da Economia para o vindouro ano.

Murillo Jorge destacou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), cujas exportações se incrementaram em 41,5%.

"O saldo do comércio exterior é positivo, porque a relação entre a exportação e a importação de bens é negativa. Porém, o que coloca o saldo no positivo é a exportação de serviços. Outro elemento importante é o cumprimento do processo de investimento", detalhou Murillo Jorge.

Contudo, recomendou em seu discurso que se deve trabalhar ainda mais na disciplina, na organização e na preparação de investimentos no país que abranjam todos os setores da economia.

Agregou que a produtividade do trabalho cresceu em 4,2% e o salário médio teve um comportamento ascendente de 4,4%.

Também sustentou que se devem melhorar algumas estratégias de investimentos para dar um aproveitamento eficiente à produção da Ilha e dar um cumprimento positivo às metas do ano de 2015.

"É preciso dizer, com toda franqueza, que se nós não endereçamos a eficiência do processo de investimento e não endereçarmos a eficiência dos setores primários da economia, não cumpriremos as metas da produção da economia em 2015".

Entretanto, o deputado Israel Pérez, se referiu à produção de alimentos, assegurando "que há uma diminuição na produção total de alimentos, ou seja, um grupo de itens que são necessidades específicas das pessoas". Disse estar trabalhando intensamente neste setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário