terça-feira, 19 de outubro de 2010

CUBA: PEDAGOGIA 2011

Fonte: EVENTOSEMCUBA 
Através da indicação de Maria no Orkut


PEDAGOGIA 2011

PELA UNIDADE DOS EDUCADORES

DATA: 24 a 28 de Janeiro de 2011
Loca: Palácio de Convenções de Havana - Cuba

O Ministério da Educação da República de Cuba, com o apoio de organizações regionais e internacionais vinculados à educação, e tem o prazer de anunciar mais uma edição deste importante evento para área pedagógica.

Nesta ocasião, a celebração do evento coincide com o 50º aniversário da erradicação do analfabetismo em Cuba, além de haver realizado uma colossal campanha em um ano. Esta comemoração tem um significado muito grande para o povo cubano, em especial para os educadores, pois marcou o início das grandes transformações que deram lugar a uma revolução educacional sem precedentes no país.
Neste novo encontro, tem por objetivo a “unidade dos educadores”, que propõe continuar promovendo a integração entre países e o intercâmbio de experiências, unindo forças e esforços para tornar realidade às metas acordadas nas conferências regionais, como exemplo de cooperação solidária na luta para um mundo melhor.


O desenvolvimento acelerado da ciência, a tecnologia, a existência paradoxal de crescentes desigualdades sociais, a luta para trabalhar a erradicação do analfabetismo, pelo acesso universal a uma educação de qualidade e sem exclusões, constituem premissas indispensáveis para alcançar um desenvolvimento sustentável. Isso exige a busca de estratégias e enfoques realmente integradores e humanistas, como instrumentos úteis para compreender melhor o que está mudando e o que deve ser transformado, ante os desafios que enfrentam as sociedades latino-americanas e caribenhas no presente século.
TEMAS CENTRAIS:
  • Educação e Formação de Valores.
  • Formação Integral, Educação Científica e Desenvolvimento na:
- Educação Pré-escolar
- Educação Primária
- Educação Secundária
- Educação Pré-universitária
- Educação Técnica e Profissional
- Educação de Jovens e Adultos
- Educação Superior
  • Formação inicial e pós-graduada de profissionais da educação.
  • Alfabetização e Pós-alfabetização.
  • Integração de agências e agentes socializadores na educação: Escola, família, outras instituições da comunidade e oraganizações.
  • Educação Física, artística, para a saúde e sexualidade, energética e ambiental.
  • Evolução da qualidade da educação.
  • Ciências da educação e pesquisa educativa.
  • Estudos históricos e comparados na educação.
  • Pensamento educativo de José Martí, Simón Bolívar, Che Guevara, Fidel Castro e outros próceres e líderes latino-americanos e caribenhos. Transcedência, vigência e aplicação em políticas e sistemas educativos da região latino-americana e caribenha, em projetos de colaboração da ALBA.
  • Educação em História.
  • Tecnologias da informação e as Comunicações (TIC) na educação.
Cada um dos temas centrais será integrado por diversas linhas temáticas que serão expostas em Simpósios e Foros, tratando-se em Cursos desenvolvidos por docentes e pesquisadores de alto nível profissional e experiência.
Os simpósios se organizarão em Conferências, Mesas Redondas, Painéis, Apresentações orais e cartazes, como formas de integração do conteúdo dos temas centrais e para proporcionar o debate científico.
A forma fundamental para apresentação dos trabalhos será em sessões de debate. Nelas, os participantes, mediante sua intervenção e participação, poderão desempenhar diferentes papéis na discussão.
O programa científico inclui visitas especializadas a centros educacionais e instituições científicas e culturais da cidade de Havana.

SIMPÓSIOS:
  • Educação e formação de valores.
  • Cultura e educação.
  • Cultura científica para todos.
  • Educação Física, esportes e recreação.
  • Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável.
  • Promoção e educação para a saúde e sexualidade.
  • Família, mulher e educação desde uma perspectiva de gênero.
  • Atividade científica educacional.
  • Ciências da educação.
  • Evolução da qualidade da educação.
  • Atenção integral à infância de zero a seis anos.
  • Educação primária.
  • Educação especial e integração social.
  • Educação secundária básica.
  • Educação Pré-Universitária.
  • Educação técnica e profissional.
  • Alfabetização e educação de jovens e adultos.
  • Formação de educadores.
  • Educação superior.
FÓROS:
  • Pensamento educativo de José Martí, Simón Bolívar, Che Guevara, Fidel Castro e outros próceres e líderes latino-americanos e caribenhos.
  • Ensinamentos da História.
  • Cooperação Internacional em educação.
  • Os sindicatos, as organizações de mestres, estudantes e o desenvolvimento educacional.
CURSOS:
Tradicionalmente, nos congressos de Pedagogia, docentes e pesquisadores de prestígio, oferecem cursos cujo conteúdo acadêmico está referido às linhas temáticas. Nesta edição o Comitê Científico organiza os cursos mantendo vinculada uma oferta variada com integração dos resultados mais relevantes das atividades científica educacional nos últimos anos.
Segunda-feira 24/01/2011 – 09h00 às 17h00
  • Preparação do Mestre em educação em valor.
  • Arte, educação e sociedade.
  • Desenvolvimento da cultura científica.
  • Educação física na escola cubana contemporânea.
  • A educação ambiental, mudanças climáticas e prevenção de desastres: impacto, evolução e sustentabilidade de projetos institucionais em Cuba.
  • Concepção pedagógica da promoção da saúde em âmbito escolar.
  • Enfoques e experiências nas relações escola-família-comunidade.
  • Enfoque da pesquisa educativa na gestão da atividade científica.
  • Filosofia da educação.
  • O desenvolvimento de uma cultura de Evolução Educativa em Cuba.
  • O processo de transformação curricular na atenção integral à primeira infância.
  • Os processos de direção e organização escolar na concepção do modelo da escola primária.
  • Atenção educativa das crianças, adolescentes, e jovens com necessidades educativas especiais desde o conceitos, contextos e práticas enriquecedoras.
  • Projeções para a secundária básica cubana atual.
  • Concepção científico-investigativa integradora do processo de ensinamento-aprendizagem no pré-universitário.
  • A formação profissional do técnico e a entidade de trabalho como complexo científico-docente-produtivo.
  • Desafios e perspectivas da educação de adultos em Cuba.
  • A didática na formação de educadores: resultados teóricos e experiências práticas.
  • A evolução institucional nas UCP: experiências e perspectivas.
  • A universidade cubana e seu modelo de formação. Desafios e perspectivas.
  • A obra de José Martí no trabalho educativo na escola primária.
  • Tecnologias da informação e as comunicações.
  • Uma experiência na formação de trabalho de menores e jovens com fatores de risco.
  • Os processos de alfabetização e educação de jovens e adultos nos diferentes contextos.
  • Programas cubanos de colaboração: uma experiência para o melhoramento da qualidade educativa.
  • Fornecimento dos educadores destacados do século XX na pedagogia cubana.
Terça-feira 25/01/2011:
  • Dinâmica e evolução do desenvolvimento de crianças de 0 a 06 anos.
  • Contextualização de um modelo de atenção não-institucional para a primeira infância.
  • Didática potenciadora do desenvolvimento escolares com necessidades educativas especiais.
  • O processo de diagnóstico para atenção educativa. Bases metodológicas para a prática.
  • A construção de textos orais e escritos na educação primária. Proposta de educação-aprendizagem desde uma concepção desenvolvedora.
  • O trabalho metodológico na secundária básica.
  • Currículo e didática das ciências exatas no pré-universitário.
  • Formação, capacitação e superação na educação de jovens e adultos.
  • Como desenvolver a personalidade dos alunos da escola criativa.
  • A orientação educativa e projetos de vida: Para uma formação personalizada do profissional da educação.
  • A atenção da diversidade mediante a participação e integração social dos fatores educativos no Conselho Popular.
  • Os projetos de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável da escola. Experiências valiosas.
  • Fornecimento da Universidade de Ciências Pedagógicas “Enrique José Varona”, a obra educacional da Revolução Cubana.
  • Cultura, biblioteca e gestão de informação nas transformações educacionais.
  • A obra martiana na pedagogia cubana.
  • A orientação de aprendizagem em ciências: experiências didáticas desde o enfoque histórico-cultural.
Quarta-feira 26/01/2011:
  • Educação e desenvolvimento da comunicação na primeira infância cubana.
  • As dificuldades em aprendizagem. Um tema para meditar desde as práticas pedagógicas no cenário do século XXI.
  • Prevenção: um conceito a debater no âmbito educativo.
  • Algumas reflexões acerca dos procedimentos e as tarefas para a educação e aprendizagem da Língua Espanhola e Matemática na educação primária.
  • O trabalho educativo do mestre na secundária básica.
  • Currículo e didática das Ciências Naturais no pré-universitário.
  • Orientação profissional para as especialidades da Educação Técnica e Profissional.
  • Aprendizagem e didática na educação dos adultos.
  • Evolução do impacto do desempenho profissional pedagógico dos recursos humanos jovens: um desafio na educação de adultos.
  • Atenção à diversidade escolar: um desafio na formação do mestre da educação básica.
  • Alternativas metodológicas para a formação de estratégias de aprendizagem nos estudantes de magistério.
  • O currículo da escola cubana atual. O tratamento a diversidade mediante suas estratégias educativas.
  • A utilização dos resultados da Evolução Educativa.
  • A formação ambiental do profissional da educação ante os desafios do século XXI.
  • A organização escolar. Necessidade para a direção educacional.
Quinta-feira 27/01/2011:
  • Sistemas de tarefas computadorizadas para primeira infância. Seguimento e evolução.
  • Uma concepção enriquecedora de atenção educativa as crianças, adolescentes e jovens com diagnóstico de autismo e surdez.
  • O diagnóstico integral do estudante da Educação Técnica e Profissional.
  • Tratamento das línguas originais e veiculares.
  • A formação dos profissionais da educação ante os desafios da educação superior contemporânea.
  • Identidade profissional e formação do diretor escolar.
  • A direção educacional na Educação Técnica e Profissional e formação permanente de seus dirigentes.
  • Formando o educador do século XXI. Reflexões e experiências.
  • O trabalho educativo e a formação de valores na escola.
  • Trabalho educativo e a formação de valores na escola.
  • Trabalho educativo da escola com famílias e comunidades que apresentam indicadores de desvantagem social.
  • O trabalho metodológico em Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável na escola.
  • Desenvolvimento de software educativo sem custo de programação. Utopia ou realidade?
  • Educação estética e artística.

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:
A solicitação de apresentação de trabalhos, será mediante o envio de resumos no formato eletrônico, como documento Microsoft Word (97, 2000 ou XP), no idioma espanhol.
O Comitê Científico se reserva ao direito de aceitar ou não os trabalhos enviados e decidir a modalidade de apresentação, de acordo com a evolução que faça aos resumos.
Para a inclusão do trabalho no evento, ao menos um dos autores deverá estar inscrito.
A aceitação ou descarte do trabalho, será informado aos autores de 1º de Novembro de 2010, mediante carta firmada pela Presidências do Comitê Cientifico, como aviso para o envio de apresentação.
Data para envio de resumo: 15 de Outubro de 2010
Data final para envio de trabalhos: 27 de Novembro de 2010.
Normas para apresentação dos resumos:
  • Título completo do trabalho, escrito com letra maiúscula. Deve ser breve (até 200 palavras), objetivo e informativo da natureza e conteúdo do trabalho.
  • Nome completo do(s) autor(es).
  • E-mail, instituição e país de procedência.
  • No caso de vários autores em um trabalho (máximo 3), deverá ser ressaltado o nome do orador que exporá as idéias principais no congresso.
  • Aspectos mais relevantes do trabalho, deverá ter relação com o título, expressar sua importância teórica e prática, sem responder a uma experiência profissional, a resultados de uma pesquisa ou possíveis respostas a problemas educacionais concretos.
  • Informar em qual simpósio, foro e modalidade sugeridos para participação.
  • Incluir os meios necessários para apresentação das idéias essenciais do trabalho.
Normas para apresentação de trabalhos:
Os trabalhos enviados antes de 27 de Novembro de 2010 serão publicados, integralmente em CD-ROM nas memórias do congresso.
As apresentações em formato digital terão uma extensão máxima de 20 folhas escritas em processador de texto Word 6.0 ou superior, na seguinte formação:
  • Fonte Arial, tamanho 12.
  • Texto justificado.
  • Margens: 2,5 cm e folha de 8,5x11.
  • Título do trabalho: centralizado, negrito e maiúscula.
  • Dados do autor: Nome completo do(s) autor(es) em negrito e cursiva.
  • E-mail, instituição e país de procedência.
  • As imagens, tabelas, gráficos, ou fotografias contidas na apresentação, deverão ser utilizados com editores adequados.
  • Não serão avaliados os trabalhos que não cumprirem as normas estabelecidas.

MEIOS AUDIOVISUAIS DISPONÍVEIS PARA APRESENTAÇÃO NAS SALAS:
  • Videocassete VHS (Norma NTSC, 3.58).
  • Projetor de dados.
  • Computador.
As apresentações com utilização de computador, deverão ajustar-se aos seguintes requisitos:
  • Sistema operacional Windows.
  • Apresentação em Cd, DVD, memória USB e outros meios de armazenamento.
  • ORGANIZADORES:
    • Ministério da Educação da República de Cuba
    • Palácio de Convenções de Havana – Cuba
    PATROCINADORES:
    • Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)
    • Organização das Nações Unidas Para Infância (UNICEF)
    • Organização dos Estados Ibero-americanos Para Educação, Ciência e Cultura (OEI)
    • Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA)
    • Convênio Andrés Bello (CAB)
    • Confederação dos Educadores da América (CEA)
    • Associação de Educadores da América Latina e do Caribe (AELAC)
    • Associação da Televisão Ibero-americana (ATEI)
    • Centro de Cooperação Regional Para Educação de Adultos na América Latina e do Caribe (CREFAL)
    • Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe (OREALC / Santiago)
    • Oficina Regional Cultural para América Latina e Caribe (ORCALC / Havana)
    • Conselho de Educação de Adultos da América latina (CEAAL)
    COMITÊ ORGANIZADOR:
    • Presidente de Honra:
    José Ramón Fernández Álvarez – Vice-presidente do Conselho de Ministros
    • Presidente:
    Drª. Ena Elsa Velásquez Cobiella – Ministra da Educação
    • Vice-presidente de Honra:
    Belgica Ramírez Santana – Presidente da AELAC
    • Vice - primeiro Presidente:
    M.Sc.  Miguel Díaz Canel Bermúdez – Ministro da Educação Superior
    INSCRIÇÃO PARA O CONGRESSO:

    Participantes: US$ 180,00
    Inclui:
    Participação nas sessões de trabalho do evento, cerimônias de abertura, encerramento e jantar cultural, visita ao centro educacional, certificado de participação e/ou autor/co-autor, módulo de materiais.
    Acompanhantes: US$ 96,00
    Inclui:
    Participação nas sessões de trabalho do evento, cerimônias de abertura, encerramento e jantar cultural, visita ao centro educacional e souvenir.
    INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS:

    US$ 24,00 cada curso.
    Inclui:
    Material bibliográfico do curso e certificado de participação.

Um comentário:

  1. vc tem o cd-rom dos trabalhos apresentados no simposio e foros do congresso
    PEDAGOGIA 2011 MEMORIAS.
    Por favor me mande uma copia ou um lugar onde possa copiar, comprar,ter...
    e-mail: niveaibge@gmail.com
    Brasil

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