Através da indicação de Maria no Orkut
PEDAGOGIA 2011
PELA UNIDADE DOS EDUCADORES
DATA: 24 a 28 de Janeiro de 2011
Loca: Palácio de Convenções de Havana - Cuba
O Ministério da Educação da República de Cuba, com o apoio de organizações regionais e internacionais vinculados à educação, e tem o prazer de anunciar mais uma edição deste importante evento para área pedagógica.
Nesta ocasião, a celebração do evento coincide com o 50º aniversário da erradicação do analfabetismo em Cuba, além de haver realizado uma colossal campanha em um ano. Esta comemoração tem um significado muito grande para o povo cubano, em especial para os educadores, pois marcou o início das grandes transformações que deram lugar a uma revolução educacional sem precedentes no país.
Neste novo encontro, tem por objetivo a “unidade dos educadores”, que propõe continuar promovendo a integração entre países e o intercâmbio de experiências, unindo forças e esforços para tornar realidade às metas acordadas nas conferências regionais, como exemplo de cooperação solidária na luta para um mundo melhor.
O desenvolvimento acelerado da ciência, a tecnologia, a existência paradoxal de crescentes desigualdades sociais, a luta para trabalhar a erradicação do analfabetismo, pelo acesso universal a uma educação de qualidade e sem exclusões, constituem premissas indispensáveis para alcançar um desenvolvimento sustentável. Isso exige a busca de estratégias e enfoques realmente integradores e humanistas, como instrumentos úteis para compreender melhor o que está mudando e o que deve ser transformado, ante os desafios que enfrentam as sociedades latino-americanas e caribenhas no presente século.
TEMAS CENTRAIS:
- Educação e Formação de Valores.
- Formação Integral, Educação Científica e Desenvolvimento na:
- Educação Pré-escolar
- Educação Primária
- Educação Secundária
- Educação Pré-universitária
- Educação Técnica e Profissional
- Educação de Jovens e Adultos
- Educação Superior
- Formação inicial e pós-graduada de profissionais da educação.
- Alfabetização e Pós-alfabetização.
- Integração de agências e agentes socializadores na educação: Escola, família, outras instituições da comunidade e oraganizações.
- Educação Física, artística, para a saúde e sexualidade, energética e ambiental.
- Evolução da qualidade da educação.
- Ciências da educação e pesquisa educativa.
- Estudos históricos e comparados na educação.
- Pensamento educativo de José Martí, Simón Bolívar, Che Guevara, Fidel Castro e outros próceres e líderes latino-americanos e caribenhos. Transcedência, vigência e aplicação em políticas e sistemas educativos da região latino-americana e caribenha, em projetos de colaboração da ALBA.
- Educação em História.
- Tecnologias da informação e as Comunicações (TIC) na educação.
Cada um dos temas centrais será integrado por diversas linhas temáticas que serão expostas em Simpósios e Foros, tratando-se em Cursos desenvolvidos por docentes e pesquisadores de alto nível profissional e experiência.
Os simpósios se organizarão em Conferências, Mesas Redondas, Painéis, Apresentações orais e cartazes, como formas de integração do conteúdo dos temas centrais e para proporcionar o debate científico.
A forma fundamental para apresentação dos trabalhos será em sessões de debate. Nelas, os participantes, mediante sua intervenção e participação, poderão desempenhar diferentes papéis na discussão.
O programa científico inclui visitas especializadas a centros educacionais e instituições científicas e culturais da cidade de Havana.
SIMPÓSIOS:
- Educação e formação de valores.
- Cultura e educação.
- Cultura científica para todos.
- Educação Física, esportes e recreação.
- Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável.
- Promoção e educação para a saúde e sexualidade.
- Família, mulher e educação desde uma perspectiva de gênero.
- Atividade científica educacional.
- Ciências da educação.
- Evolução da qualidade da educação.
- Atenção integral à infância de zero a seis anos.
- Educação primária.
- Educação especial e integração social.
- Educação secundária básica.
- Educação Pré-Universitária.
- Educação técnica e profissional.
- Alfabetização e educação de jovens e adultos.
- Formação de educadores.
- Educação superior.
FÓROS:
- Pensamento educativo de José Martí, Simón Bolívar, Che Guevara, Fidel Castro e outros próceres e líderes latino-americanos e caribenhos.
- Ensinamentos da História.
- Cooperação Internacional em educação.
- Os sindicatos, as organizações de mestres, estudantes e o desenvolvimento educacional.
CURSOS:
Tradicionalmente, nos congressos de Pedagogia, docentes e pesquisadores de prestígio, oferecem cursos cujo conteúdo acadêmico está referido às linhas temáticas. Nesta edição o Comitê Científico organiza os cursos mantendo vinculada uma oferta variada com integração dos resultados mais relevantes das atividades científica educacional nos últimos anos.
Segunda-feira 24/01/2011 – 09h00 às 17h00
- Preparação do Mestre em educação em valor.
- Arte, educação e sociedade.
- Desenvolvimento da cultura científica.
- Educação física na escola cubana contemporânea.
- A educação ambiental, mudanças climáticas e prevenção de desastres: impacto, evolução e sustentabilidade de projetos institucionais em Cuba.
- Concepção pedagógica da promoção da saúde em âmbito escolar.
- Enfoques e experiências nas relações escola-família-comunidade.
- Enfoque da pesquisa educativa na gestão da atividade científica.
- Filosofia da educação.
- O desenvolvimento de uma cultura de Evolução Educativa em Cuba.
- O processo de transformação curricular na atenção integral à primeira infância.
- Os processos de direção e organização escolar na concepção do modelo da escola primária.
- Atenção educativa das crianças, adolescentes, e jovens com necessidades educativas especiais desde o conceitos, contextos e práticas enriquecedoras.
- Projeções para a secundária básica cubana atual.
- Concepção científico-investigativa integradora do processo de ensinamento-aprendizagem no pré-universitário.
- A formação profissional do técnico e a entidade de trabalho como complexo científico-docente-produtivo.
- Desafios e perspectivas da educação de adultos em Cuba.
- A didática na formação de educadores: resultados teóricos e experiências práticas.
- A evolução institucional nas UCP: experiências e perspectivas.
- A universidade cubana e seu modelo de formação. Desafios e perspectivas.
- A obra de José Martí no trabalho educativo na escola primária.
- Tecnologias da informação e as comunicações.
- Uma experiência na formação de trabalho de menores e jovens com fatores de risco.
- Os processos de alfabetização e educação de jovens e adultos nos diferentes contextos.
- Programas cubanos de colaboração: uma experiência para o melhoramento da qualidade educativa.
- Fornecimento dos educadores destacados do século XX na pedagogia cubana.
Terça-feira 25/01/2011:
- Dinâmica e evolução do desenvolvimento de crianças de 0 a 06 anos.
- Contextualização de um modelo de atenção não-institucional para a primeira infância.
- Didática potenciadora do desenvolvimento escolares com necessidades educativas especiais.
- O processo de diagnóstico para atenção educativa. Bases metodológicas para a prática.
- A construção de textos orais e escritos na educação primária. Proposta de educação-aprendizagem desde uma concepção desenvolvedora.
- O trabalho metodológico na secundária básica.
- Currículo e didática das ciências exatas no pré-universitário.
- Formação, capacitação e superação na educação de jovens e adultos.
- Como desenvolver a personalidade dos alunos da escola criativa.
- A orientação educativa e projetos de vida: Para uma formação personalizada do profissional da educação.
- A atenção da diversidade mediante a participação e integração social dos fatores educativos no Conselho Popular.
- Os projetos de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável da escola. Experiências valiosas.
- Fornecimento da Universidade de Ciências Pedagógicas “Enrique José Varona”, a obra educacional da Revolução Cubana.
- Cultura, biblioteca e gestão de informação nas transformações educacionais.
- A obra martiana na pedagogia cubana.
- A orientação de aprendizagem em ciências: experiências didáticas desde o enfoque histórico-cultural.
Quarta-feira 26/01/2011:
- Educação e desenvolvimento da comunicação na primeira infância cubana.
- As dificuldades em aprendizagem. Um tema para meditar desde as práticas pedagógicas no cenário do século XXI.
- Prevenção: um conceito a debater no âmbito educativo.
- Algumas reflexões acerca dos procedimentos e as tarefas para a educação e aprendizagem da Língua Espanhola e Matemática na educação primária.
- O trabalho educativo do mestre na secundária básica.
- Currículo e didática das Ciências Naturais no pré-universitário.
- Orientação profissional para as especialidades da Educação Técnica e Profissional.
- Aprendizagem e didática na educação dos adultos.
- Evolução do impacto do desempenho profissional pedagógico dos recursos humanos jovens: um desafio na educação de adultos.
- Atenção à diversidade escolar: um desafio na formação do mestre da educação básica.
- Alternativas metodológicas para a formação de estratégias de aprendizagem nos estudantes de magistério.
- O currículo da escola cubana atual. O tratamento a diversidade mediante suas estratégias educativas.
- A utilização dos resultados da Evolução Educativa.
- A formação ambiental do profissional da educação ante os desafios do século XXI.
- A organização escolar. Necessidade para a direção educacional.
Quinta-feira 27/01/2011:
- Sistemas de tarefas computadorizadas para primeira infância. Seguimento e evolução.
- Uma concepção enriquecedora de atenção educativa as crianças, adolescentes e jovens com diagnóstico de autismo e surdez.
- O diagnóstico integral do estudante da Educação Técnica e Profissional.
- Tratamento das línguas originais e veiculares.
- A formação dos profissionais da educação ante os desafios da educação superior contemporânea.
- Identidade profissional e formação do diretor escolar.
- A direção educacional na Educação Técnica e Profissional e formação permanente de seus dirigentes.
- Formando o educador do século XXI. Reflexões e experiências.
- O trabalho educativo e a formação de valores na escola.
- Trabalho educativo e a formação de valores na escola.
- Trabalho educativo da escola com famílias e comunidades que apresentam indicadores de desvantagem social.
- O trabalho metodológico em Educação Ambiental para o desenvolvimento sustentável na escola.
- Desenvolvimento de software educativo sem custo de programação. Utopia ou realidade?
- Educação estética e artística.
NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:
A solicitação de apresentação de trabalhos, será mediante o envio de resumos no formato eletrônico, como documento Microsoft Word (97, 2000 ou XP), no idioma espanhol.
O Comitê Científico se reserva ao direito de aceitar ou não os trabalhos enviados e decidir a modalidade de apresentação, de acordo com a evolução que faça aos resumos.
Para a inclusão do trabalho no evento, ao menos um dos autores deverá estar inscrito.
A aceitação ou descarte do trabalho, será informado aos autores de 1º de Novembro de 2010, mediante carta firmada pela Presidências do Comitê Cientifico, como aviso para o envio de apresentação.
Data para envio de resumo: 15 de Outubro de 2010
Data final para envio de trabalhos: 27 de Novembro de 2010.
Normas para apresentação dos resumos:
- Título completo do trabalho, escrito com letra maiúscula. Deve ser breve (até 200 palavras), objetivo e informativo da natureza e conteúdo do trabalho.
- Nome completo do(s) autor(es).
- E-mail, instituição e país de procedência.
- No caso de vários autores em um trabalho (máximo 3), deverá ser ressaltado o nome do orador que exporá as idéias principais no congresso.
- Aspectos mais relevantes do trabalho, deverá ter relação com o título, expressar sua importância teórica e prática, sem responder a uma experiência profissional, a resultados de uma pesquisa ou possíveis respostas a problemas educacionais concretos.
- Informar em qual simpósio, foro e modalidade sugeridos para participação.
- Incluir os meios necessários para apresentação das idéias essenciais do trabalho.
Normas para apresentação de trabalhos:
Os trabalhos enviados antes de 27 de Novembro de 2010 serão publicados, integralmente em CD-ROM nas memórias do congresso.
As apresentações em formato digital terão uma extensão máxima de 20 folhas escritas em processador de texto Word 6.0 ou superior, na seguinte formação:
- Fonte Arial, tamanho 12.
- Texto justificado.
- Margens: 2,5 cm e folha de 8,5x11.
- Título do trabalho: centralizado, negrito e maiúscula.
- Dados do autor: Nome completo do(s) autor(es) em negrito e cursiva.
- E-mail, instituição e país de procedência.
- As imagens, tabelas, gráficos, ou fotografias contidas na apresentação, deverão ser utilizados com editores adequados.
- Não serão avaliados os trabalhos que não cumprirem as normas estabelecidas.
MEIOS AUDIOVISUAIS DISPONÍVEIS PARA APRESENTAÇÃO NAS SALAS:
- Videocassete VHS (Norma NTSC, 3.58).
- Projetor de dados.
- Computador.
As apresentações com utilização de computador, deverão ajustar-se aos seguintes requisitos:
- Sistema operacional Windows.
- Apresentação em Cd, DVD, memória USB e outros meios de armazenamento.
- ORGANIZADORES:
- Ministério da Educação da República de Cuba
- Palácio de Convenções de Havana – Cuba
- Organização das Nações Unidas Para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)
- Organização das Nações Unidas Para Infância (UNICEF)
- Organização dos Estados Ibero-americanos Para Educação, Ciência e Cultura (OEI)
- Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA)
- Convênio Andrés Bello (CAB)
- Confederação dos Educadores da América (CEA)
- Associação de Educadores da América Latina e do Caribe (AELAC)
- Associação da Televisão Ibero-americana (ATEI)
- Centro de Cooperação Regional Para Educação de Adultos na América Latina e do Caribe (CREFAL)
- Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe (OREALC / Santiago)
- Oficina Regional Cultural para América Latina e Caribe (ORCALC / Havana)
- Conselho de Educação de Adultos da América latina (CEAAL)
- Presidente de Honra:
- Presidente:
- Vice-presidente de Honra:
- Vice - primeiro Presidente:
INSCRIÇÃO PARA O CONGRESSO:
Participantes: US$ 180,00
Inclui: Participação nas sessões de trabalho do evento, cerimônias de abertura, encerramento e jantar cultural, visita ao centro educacional, certificado de participação e/ou autor/co-autor, módulo de materiais.
Acompanhantes: US$ 96,00
Inclui: Participação nas sessões de trabalho do evento, cerimônias de abertura, encerramento e jantar cultural, visita ao centro educacional e souvenir.
INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS:
US$ 24,00 cada curso.
Inclui: Material bibliográfico do curso e certificado de participação.
vc tem o cd-rom dos trabalhos apresentados no simposio e foros do congresso
ResponderExcluirPEDAGOGIA 2011 MEMORIAS.
Por favor me mande uma copia ou um lugar onde possa copiar, comprar,ter...
e-mail: niveaibge@gmail.com
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