domingo, 10 de outubro de 2010

10 de outubro na história de Cuba: início da Independência!

10 de outubro de 1868: início da luta pela Independência.

Céspedes
Em 1868 inicia-se a primeira sublevação pela independência de Cuba, a Guerra dos Dez Anos (1868-1878). O movimento foi comandado pelo herói nacional, Carlos Manuel Céspedes, que, apesar de latifundiário, havia sido educado na Europa e defendia os ideais liberais de origem iluminista.

Foi do seu engenho de açúcar, que em 10 de outubro daquele ano, Céspedes levantou-se em armas contra o governo espanhol, comandando cerca de 200 homens, proclamando a independência de Cuba.

Céspedes instala um governo independente, declarando a liberdade de todos os escravos, que se juntariam ao seu exército revolucionário. Essa medida elevou para 12 mil homens seu exército, mas causou a ruptura com os latifundiários, que viram perder mão-de-obra dos escravos.

Por questões internas, a Espanha não combatia diretamente o movimento, mas estes se solucionaram, e os espanhóis enviaram um forte contingente de tropas que, ao comando do general Martínez Campo, conseguiu sufocar parte do levantamento. Céspedes foi derrotado em 1873, porém a resistência manteve-se até 1878, quando os espanhóis recuperaram o controle político sobre a colônia (paz de Zanjón).


Foi neste período que surgiu o grande herói nacional, José Marti. (Preso aos 16 anos por ter fundado o jornal La Patria Libre, foi condenado a trabalhos forçados e depois deportado para a Espanha. Viveu no México, Venezuela e Estados Unidos, onde passou a preparar a revolução em Cuba. Em 1892 fundou o Partido Revolucionário Cubano. Em 1895, Martí desembarcou em Cuba e deu início a guerra de independência, morrendo em combate ainda no primeiro mês do conflito, que se estendeu até 1898, quando a independência da Espanha foi conquistada.
Martí

Porém, Cuba passa ser política e economicamente subordinada aos Estados Unidos.
Apenas em 1959, com a Revolução, foi que Cuba alcançou a independência de fato e de direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário