quarta-feira, 1 de setembro de 2010

AS MELHORES DEFESAS NAS REDES SOCIAIS – 1 (Entenda Cuba na Atualidade - Informações essenciais)

AS MELHORES DEFESAS DA REVOLUÇÃO CUBANA NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais são um campo de muitos ataques contra Cuba, mas também de excelentes defesas. Os amigos e amigas da Revolução Cubana respondem dúvidas, explicam a realidade, sugerem alternativas, questionam problemas e contestam falsos dados. A partir de hoje selecionaremos estes melhores momentos nas redes sociais, procurando organizá-los mais adequadamente para forma de texto. Agradecemos desde já o empenho de cada Solidário e Solidária para com a grande causa da Revolução Cubana.

AS MELHORES DEFESAS NAS REDES SOCIAIS – 1
Rede Social: Orkut – Comunidade História de Cuba
Autor: Rogério
Data: 09/09/2009

Entenda Cuba na Atualidade - Informações essenciais
Explicações do Sistema Governamental Socialista na Ilha.
Compilações.

Sistema Político
O sistema político cubano é parlamentarista, no que se denomina governo de Assembléia.

Embora com características peculiares (o único que tem algo parecido é o da Suíça), se

assemelha com os modelos burgueses no fato de que o chefe de Governo não é eleito diretamente, somente como participante do Parlamento.

O que nos confunde e a direita gosta de explorar é a denominação de presidente, que aparentemente só é cabível no presidencialismo, onde sim deve haver eleição direta do Chefe de Governo.


Fidel era, agora está afastado, presidente do Conselho de Estado, órgão executivo eleito é subordinado à Assembléia Nacional do Poder Popular. Ora, o nome do primeiro-ministro espanhol é Presidente de Governo, sem descaracterizar o parlamentarismo.


Sistema Eleitoral
O sistema eleitoral cubano não é igual ao nosso, assim como o dos EUA, onde o presidente pode ser eleito sem ter a maioria dos votos!

Em Cuba, existe um sistema eleitoral bem diferente do nosso, onde o voto é optativo, mas ainda assim as pessoas votam maciçamente, em torno de 90%.

É possível informar-se em muitos sites sobre o sistema eleitoral em Cuba.

Segundo as palavras dos cubanos, "eles fizeram uma revolução, porque lá as eleições eram como as nossas, ou seja, decididas pelo poder econômico" e quando o eleito não se enquadra nas regras da "governabilidade”... não governa.

Em Cuba o sistema é parlamentar. Fidel é eleito deputado, submetendo-se ao sufrágio universal. Logo depois, na Assembléia Nacional do Poder Popular tem que ser votado para se tornar o Presidente do Conselho de Estado. Praticamente todos os sistemas parlamentaristas funcionam assim.

Exemplo:
Agora, o que eles não irão criar em Cuba são situações como fez a revolução sandinista na Nicarágua, quando após 50 anos de luta, Ortega subiu a presidência e deixou os $$$ dos EUA derrotá-lo, em algo que se imaginou ser uma eleição livre!


Educação
A revolução cubana deu-se máxima prioridade à educação e a saúde para fomentar o desenvolvimento humano. Os cubanos reinventaram o socialismo por conta própria, independentemente de qualquer modelo. Nas palavras de Guevara, o homem novo alcançaria sua “plena condição humana quando produzisse sem a compulsão da necessidade física de vender-se como mercadoria”. A História de Cuba, como a de toda a América Latina, não é uma história de primeiro mundo; é uma história de sua periferia. Para os que querem conhecer a importância que Cuba representa para o outrora chamado terceiro mundo, creio que é importante analisar dois documentos. Neste informe entre outros dados a UNESCO aponta que Cuba é o país do mundo que mais investe em Educação, seguido da Finlândia.

Fale-se muito em qualidade de vida. Nas escolas cubanas, em todas as províncias, as crianças de 0 a 12 anos formam turmas de não mais de 20. As de 13 a 15 anos estudam em classes com 15 alunos. A tarefa de formar um homem, desde o nascimento até a obtenção de um título que lhe permita retribuir à sociedade o que recebeu, é a mais custosa que alguém pode assumir, pois implica, no caso das crianças cubanas, desde o litro de leite para os menores de oito anos, até os livros para todos os níveis.

Atenção à infância tem início no primeiro trimestre de gravidez e a licença maternidade é de 1 ano, com vencimentos integrais.
Dos indicadores sociais apontados pelo IBGE, Cuba encontra-se na frente em praticamente todos os itens pesquisados.

Tudo mais é subjetivo, pois a importância que damos aos países está relacionada aos nossos referenciais, aos nossos valores. Para as pessoas que convivem tranquilamente com a imensa desigualdade social que nos cerca, a realidade em Cuba é incompreensível, assim como o papel das organizações de massa, assim como a noção de democracia participativa e as razões que levam a maioria absoluta do povo a dar apoio à revolução cubana. A tática dos oponentes à Revolução , continuamente renovada com as promessas de "ajuda financeira", e o programa por eles proposto resulta demasiado ameaçador para os cubanos de dentro e para qualquer cubano que aspire manter a soberania de seu país. Essa história de polícia política e exército contra o povo não serve para quem vive em Cuba e sabe que lá não existem esses episódios de agressões, cenas comuns em quase todos os lugares do mundo.

Eu mesmo tive a oportunidade de ver os policiais de várias cidades, além de poucos são todos muito educados.


Ditadura???
O que incomoda de fato é a petulância desta Ilha, tão próxima do grande império norte-americano, berço do capitalismo mundial, em adotar o regime comunista. Aos olhos dos capitalistas é inadmissível existir no planeta alguma nação que se oriente por uma economia diferente daquela que se guia unicamente pelo mercado.

A verdadeira riqueza de Fidel Castro está em ter liderado a Revolução Comunista Cubana, em 1 de janeiro de 1959, garantido ao povo cubano acesso à educação e saúde, alcançando com isso, resultados que fazem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Cuba semelhante ao dos países ricos do mundo.


Turismo
Como uma pessoa pode sugeri às outras que vá a um país transgredir a lei?

O que existe em Cuba é uma alta proteção ao turista. A prova disso é que jamais ocorreu em Cuba a morte violenta de um estrangeiro. Os táxis que vão ao aeroporto levar passageiros não têm permissão para recolher pessoas na volta, como em muitos aeroportos, como Cumbica, por exemplo, porque os aeroportos dispõem de um serviço especial de táxis.

Em Cuba, os táxis têm taxímetro, como em qualquer país, e não há como subornar o motorista, para o serviço ter outro preço, como foi sugerido por alguém em diversas comunidades correlatas a esta. As casas de aluguel autorizado para estrangeiros pagam impostos ao estado, pois essa é a atividade remunerada das pessoas donas da casas. Como é natural, há uma renda e há um imposto. Os impostos são valores normais, pois esse é um ramo em expansão em Cuba, caso contrário, as pessoas não estariam nessa atividade. Uma pessoa para alugar tem que demonstrar as boas condições da moradia e, principalmente idoneidade para não provocar danos matérias aos hóspedes. Já vi inúmeros casos de pessoas que são roubadas pelas pessoas da casa e não tem como reclamar, pois estão numa situação ilegal.

Não há ônibus para estrangeiros separados dos cubanos.

Há a Viação “Via Azul” que é uma linha especial, que qualquer cubano que se disponha a pagar pode pegar normalmente. A viagem de Havana para Varadero custa 10 CUC por pessoa (ida) e 10 CUC (volta). Isso é um valor aproximado de 20 reais por uma viagem de 2h30min (ou 3h), o que é um preço totalmente aceitável no âmbito de comparações com outros países.


Cubanos
Em Cuba, há uma cesta básica de alimentos e higiene, contas de água, luz e telefone, transportes, alimentação nos centros de trabalho, remédios, livros, espetáculos culturais e esportivos subsidiados, garantidos a toda a população do país e pagos em pesos cubanos. A Educação e a Saúde são inteiramente gratuitas.

Sobre o que fala em relação às "viagens" dos cubanos ao exterior há algumas confusões. No Brasil, pessoas sem dinheiro não conhecem nem a própria cidade. Outra questão, é que uma pessoa pode ir e vir em seu próprio país, mas para entrar em outro a pessoa necessita de um visto de entrada. A embaixada do Brasil em La Havana fica situada no Prédio da Lonja de Comércio na Plaza do Convento de S. Francisco.Sugiro a todos os brasileiros que vão a Cuba, que visitem o consulado brasileiro (junto com a embaixada) e verifiquem toda a complexa tramitação, que o Brasil impõe, para os cubanos virem ao Brasil. O visto é uma concessão que qualquer país faz ao deixar um estrangeiro entrar em seu território, não é uma obrigação, como sempre os funcionários brasileiros do consulado em Cuba esclarecem. Cada país tem soberania para impor suas regras e resolver a quem dar o visto. Não é Cuba que resolve quem pode vir ao Brasil!

Outras evidências, inseridas nesse quadro de tensão, têm vínculo com os problemas migratórios. Sobre a Lei de Ajuste Cubano, promulgada em agosto de 1966, mediante a qual os Estados Unidos admitem a entrada ilegal dos cubanos, lhes concede residência e a possibilidade de trabalhar, declaradamente seu objetivo é transformar o tema em ferramenta de permanente desestabilização e conflitos em Cuba.

Os ônibus da “Viação Astro”, novos e comprados recentemente em sua maioria, são subsidiados apenas para cubanos: a mesma viagem para Varadero custa em torno de 3 reais aproximados.Nenhum país do mundo se dispõe a subsidiar serviços para turistas! Se um estrangeiro desejar viajar nos ônibus Astro, ele pode e pagará o valor da passagem, sem subsídio, que são 10 CUC. Por uma questão de segurança, como em qualquer parte, as pessoas são solicitadas a apresentar documentos para viajar.

Muitíssimos cubanos, que não devem nada à justiça de seu país, recebem seu passaporte e todos os documentos para sair de Cuba, inclusive de visita a familiares nos EUA, e o visto para entrar nos EUA é freqüentemente negado na Oficina de Interesses dos EUA em Cuba. Um cubano para vir ao Brasil, de acordo com a relação de documentos que o consulado do Brasil em Havana fornece a qq brasileiro que assim desejar, exige que o brasileiro responsável pela visita envie para este consulado em Cuba uma escritura de assunção de compromisso, registrada em Brasília no Itamaraty, se responsabilizando pela estadia do cubano no Brasil, no tocante a todos os gastos, inclusive no caso do estrangeiro cometer algum delito em nosso país. Para o governo brasileiro realizar essa tramitação e dar o visto de entrada no Brasil,o brasileiro que convida tem que se identificar atender uma série de requisitos. O Brasil dá o visto de permanência para qq estrangeiro por 3 meses, que podem ser prolongados por mais 3 meses. Caso o cubano se torne um imigrante ilegal a pessoa que convidou pode ser responsabilizada pelo governo Brasileiro, uma vez que no documento apenas são permita entradas temporárias de turismo. Essas mesmas regras, para se conceder o visto de entrada no Brasil, valem para muito outros países do outrora chamado “terceiro” mundo e já existem há mais de 15 anos.


Livros
No bulevar San Rafael (calçadão), há diversas livrarias em pesos cubanos, uma das mais completas é ao lado da Plaza Fé de Valle e da Avenida Galeano. Pagar em CUC, nas cadecas ou nas livrarias se faz o câmbio que é 1 CUC= 25 pesos cubanos (+ou -). Os livros que são pagos em pesos cubanos custam muito barato, pois com 1 CUC se compram 2 ou 3 livros. Um bom livro em Cuba, como o clássico Don Quijote com prefácio de Saramago,, pode custar 1,50 reais.

Os livros são todos subsidiados pelo estado (inclusive livros de Machado de Assis, Boaventura Santos, Eça de Queiroz, Ferreira Gullar, Emir Sader, Clarice Lispector, Atilio Boron, Exupéry,JAMES PETRAS, Chico Buarque e muitos autores da literatura universal, todos escritos em espanhol.) O preço dos livros nas livrarias em geral é em pesos e os estrangeiros compram em pesos cubanos. O Bulevar fica ao lado do Hotel Inglaterra que é um edifício famoso e histórico. Este hotel é ao lado do Capitólio e do Teatro Garcia Lorca, no parque Central.


Alimentação
Como os cubanos que se alimentam tão mal, têm uma expectativa de vida muito superior ao do Brasil? As pessoas que vão a Cuba e tiverem a felicidade de encontrar cubanos de valor, gente séria, que são muitos, por certo trarão outra impressão do país.

Apenas para citar um dado que acho muito significativo: o Brasil apresentou a UNESCO um plano de erradicar o analfabetismo infantil até 2022. coisa que Cuba já fez na década de 60.


Dados - Educação
Educação para todos: o imperativo da qualidade, relatório de monitoramento global de Educação para Todos, 2005 (http://www.unesco.org.br/publicacoes/livros/imperativoqualidade/mostra_documento)

Em Cuba, há a lei de vivendas que estabelece bem claro quem tem direito a casa.

Essa lei foi amplamente discutida com a população. Nada do que fala tem lógica.

Se você se meter num carro em qq país do mundo com um delinqüente, inclusive no Brasil,corre um risco de envolver-se em confusão, com certeza. Em Cuba, é igual. Muitíssimas pessoas tem computadores em casa, mas tudo que se falar aqui é inútil.


ONU
Dizer que a ONU é enganada por Cuba é brincadeira. Não é coisa de gente séria. Aliás, a maioria das críticas feitas aqui por gente que supostamente foi a Cuba é uma bizarrice.

Eivadas da mais vil propaganda imperialista, com mentiras, distorções e simplismos que até espantariam, mas não são novidade.

Deixo aqui um link com vídeos demonstrando como em Cuba se debate publicamente com os mais altos dirigentes sobre temas complexos e problemas graves no país: http://www.rebelion.org/noticia.php?id=63203


Internet
O índice de acesso à internet é baixo, pois não há dinheiro para importar os computadores.

E a qualidade da internet é ruim, tendo assim que se criar um limite de acesso, dando prioridade a centros de pesquisas, universidades, escolas, ambientes de trabalho, hotéis, lan-houses onde os cidadãos podem acessar, sem contar que alguns possuem acesso em suas residências, apesar de ser limitado. Também se deve levar em consideração o fato da carência de equipamentos como os próprios computadores.

Mas reitero, todos os cubanos tem acesso à internet quando quiser. Não há filtro d informações.


Curiosidades
Quer nos fazer acreditar que a agência que inoculou a febre aftosa e o agente laranja no longínquo Vietnã, não possa ter reintroduzido a dengue hemorrágica em Cuba.

Tenta nos fazer crer que só porque um artigo está na Indymedia ele é isento de preconceitos ideológicos e manipulações.

Mostra-nos que o povo cubano vive em condições precárias, o que todos já sabemos, dados os limitadíssimos recursos da Ilha e o mais cruel e longo bloqueio econômico de todos os tempos.

Mostra-nos isso como se vivêssemos num país onde toda a população tivesse o poder aquisitivo dele, embora a maioria de nossa população chafurde na miséria absoluta ou numa pobreza muito mais acentuada do que a dos cubanos mais miseráveis.

Chama Cuba de ditadura, sem mencionar que a participação popular é a tônica do regime político cubano e que mesmo ele, um privilegiado em relação aos seus conterrâneos, não tenha direito amais participação política do que votar, de 4 em 4 anos, em meia dúzia de corruptos e/ou oportunistas sobre os quais ele não tem o mínimo controle.


Religião
Liberdade religiosa em Cuba existe só depois de 1959. Antes a santería não era reconhecida e os protestantes eram severamente restringidos. A Igreja jamais deixou de existir, seus templos sempre estiveram abertos, o Papa João Paulo II checou tudo isso in loco.

Não são as palavras vazias de um reacionário que mudarão a realidade do país.


Mais dados
Dados na página da UNESCO que são de 2005, ou seja, mais atrasados que os do Relatório da ONU, CEPAL e UNICEF.

Pois bem:

- Crianças fora da escola: Não há dados entre 2002 e 2005 na Costa Rica, Brasil tem de 2004, 4%. Chile, 6%, Argentina 1% em 2004. Logo, o reaça mente.

- Comparei esses dados com a UNICEF (situação mundial da infância em 2008):

Porcentagem líquida de matrícula/freqüência na escola primária:

. Cuba - 97%
. Costa Rica - 92%
. Brasil - 95%
. Argentina - 99%
. Chile - 90%
. EUA - 92%

http://www.unicef.org.br/ (está em pdf o arquivo)

- Expectativa de Vida ao nascer:
. Cuba - 78
. Costa Rica - 79
. EUA - 78
. Dinamarca - 78



Cuba é um país digno!!!
Cuba é um país que se orgulha de não haver crianças em situação de rua, se nada houvesse de saudável na ilha, só o fato de ter respeito e responsabilidade com as crianças já seria suficiente, mas Cuba é muito mais que uma Educação de excelência,pois os pressupostos revolucionários conseguiram garantir princípios, dentre eles o desenvolvimento do senso crítico, cada cubano sabe muito bem porque é tão difícil manter o país informatizado com qualidade, pois o bloqueio persiste, ainda assim, os meninos cubanos colocadas as mesmas oportunidades que outras crianças de outros países, que apresentem todos os recursos (os têm através dos meios imperialistas mais sórdidos), desenham e criam como ninguém, ainda que não possam receber o prêmio, pois o vizinho não permite!

Os cubanos reclamam e muito dos apagões dentre outros problemas, mas sabem qual a raiz dos mesmos.

Cuba está tão perto dos EUA e consegue salvar até as galinhas quando ocorrem os furacões, enquanto o país vizinho perde toda a cultura dos negros de Nova Orleans, que fenômeno percebemos aqui??? ora, ora, são as garras do Capitalismo.

Aqui como em grande parte do mundo encontramos uma literatura vasta, cara, portanto inacessível, vale lembrar que pra conseguir ter alguns livros necessários aos meus estudos/ reflexões, consegui obtê-los em Cuba, que ironia, eu aqui num país capitalista onde se encontra tudo, porém sem acesso. Aquele Saramago que meu dinheiro não deu aqui, paguei menos que um café lá.

Cuba não é uma ilha da fantasia, mas é a ilha da ou-sa-di-a, pois além de realizar a Revolução, acorda todos os dias mantendo seus princípios.

As especulações que tentam descaracterizar os logros revolucionários servem de suporte para a máfia em Miami, ou o episódio da Baia dos porcos é uma ficção???

Embora o sistema Capitalista tenha feito um estrago exorbitante, ele não é inexorável, sendo assim, é de suma importância ainda que sejamos reféns, não partirmos de seus pressupostos ao argumentar sobre Cuba.


Hasta La Victoria Siempre
Che tratava das circunstâncias a moda “O analista de Bagé”, no joelhaço, com técnicas bem rudimentares, a realidade nua e crua, o momento assim exigia. Quando os cubanos não entendiam porque substituir os enormes carros norte americanos com seus cromados rabo de peixe por necessidades vitais para o povo???? Não é “Ninguém”??? O Che não perdoou foi a TV mostrar suas convicções, sem voar, altamente analítico. Euzinha aqui a pensar Lembrei-me esta questão do papel higiênico, ressaltada aqui por “Ninguém”, está para o desodorante que faltava aos russos e aos cubanos...por Che:

“Tivemos que trazer à baila alguns problemas que, na realidade, nos deixaram um pouco encabulado Porque, por exemplo, levantamos o problema de que o povo cubano precisava de matérias – primas para fabricarem desodorantes e, nesses países, eles não entendem isso, porque são nações que estão desenvolvendo toda sua produção para o bem estar geral dos povos e ainda têm que superar enormes atrasos e não tem tempo a perder com essas coisas.

Nós também, agora temos que nos ocupar com coisas mais importantes”.

*** Do Jon Lee Anderson

De pronto todos guajiros, habaneros, cubanos entenderam de suas necessidades, você consegue minimamente ter essa percepção hoje, Ninguém, ou melhor, Alguém??

Em Cuba em determinado momento (década de 70) houve uma forte rejeição aos homossexuais, com seu envio para brigadas de trabalho chamadas UMAP, para ver se viravam homens (!). É bom recordar que até meados da década de 70, a OMS classificava o homossexualismo como doença. Além disso, Cuba não pode ser analisada fora do contexto latino-americano, fortemente machista e homofóbico. Entretanto, isso mudou depois e não há qualquer registro de discriminação ou perseguição a homossexuais desde a década de 80. O filme "Morango e Chocolate", que retratou a época que mencionei, foi fundamental para resolver de vez a questão. Lembremos que em outros países da América Latina, além de forte discriminação, ocorrem espancamentos e assassinatos de homossexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário